MÓDULO 1 A vida cristã genuína
Inspiração
9ª Lição
Batismo
Nas Águas
“..batizando-os
Em nome do Pai,
E do filho, e do
Espírito Santo.”
Mateus 28: 19
PLANO DE AULA
LIÇÃO 09
Batismo
nas Águas
Revisão da aula anterior
A Ceia do Senhor
Inspiração
“...batizando-os em nome do Pai, e do Filho,
e do espírito Santo.” (Mt 28: 19)
Objetivos
Respeitar a ordenança da Palavra de Deus e o
seu sentimento profético.
Conteúdo Programático
O Batismo de Arrependimento; Uma Nova
Aliança; O Batismo na vida da Igreja Primitiva.
Raciocínio
(Principio Bíblico aplicado)
Mordomia: Mt 28: 19
Caráter: Gl 3: 27
Soberania: Rm 6: 9-14
Semear e Colher:Rm 12: 11-14
Individualidade: Rm 6: 4-6
Autogoverno: Rm 6: 12-13
União: Rm 6: 5
Relacionar
Mordomia:
Devemos
obedecer ao mandamento de Deus. Quando nos batizamos, estamos sendo diligentes
no cumprimento das ordenanças de Deus para a Sua Igreja. Isto é mordomia.
Caráter: O
batismo confere ao crente um revestimento de unção. Quando obedecemos a essa
ordenança, anunciamos, no reino do espírito, que de fato somos de Cristo.
Soberania: O
batismo, antes de mais nada, é um ato profético que confere ao crente
autoridade sobre o pecado, pois é a demonstração pública de que ele não mais
vive no pecado por ter uma nova vida. Essa autoridade foi conferida por Jesus
que entre coisas venceu a morte.
Semear
e Colher: O batismo expressa a morte para o pecado e ressureição
para Deus. Quando decidimos plantar morte para desejos e vontades carnais,
colheremos a vida debaixo da graça e unção do Espírito de Deus.
Avaliação / Exercício de
Fixação
INTRODUÇÃO
Semelhante á Ceia do Senhor, o Batismo nas
águas é uma ordenança do Senhor Jesus e também tem um caráter profético,
utilizando elementos físicos para falar de realidades espirituais. A sua
prática dentro do contexto cristão se deve a uma obediência ao mandamento de
Jesus expressa nos momentos finais de seu convívio com os discípulos. A palavra
batismo no original grego tem sentido de imersão, mergulhar, envolver por água.
Daí concluímos que a melhor forma de expressar o sinal profético é mergulhar
completamente o pecador arrependido em água, expressando no físico as
realidades espirituais que se cumprem em sua vida, como veremos a seguir.
1. O BATISMO DE ARREPENDIMENTO PROCLAMA POR
JOÃO BATISTA
Quando João surge no cenário bíblico,
proclamando uma mensagem de arrependimento, em paralelo a essa mensagem era
administrado um sinal público de uma decisão a todos que se achegavam a ele
confessando seus pecados e buscando uma identificação agradável com os valores
do Reino de Deus (Mt 3: 1-2; 5-6). Arrependimento, confissão de mudança de
vida, são ingredientes muito apropriados para aqueles que optam por uma vida
nesse reino de Deus.
O batismo nas águas realizado por João no rio
Jordão tinha essa característica marcante. Seu discurso era um convite direto a
todos os seus ouvintes para que deixassem suas práticas pecaminosas e,
arrependidos, publicassem suas decisões através do batismo para que perdão de
seus pecados.
2. O EXEMPLO DE JESUS PARA CUMPRIMENTO DE
TODA A JUSTIÇA DE DEUS
Em meio á multidão que vinha até João para
ser batizada por ele, compareceu Jesus, certo dia, para que também fosse
batizado (Mt 3: 13-17). A expressão de surpresa de João para com a atitude de
Jesus aponto para o que está escrito em Hebreus 4: 15 “em tudo foi tentado, mas
sem pecado.” O batismo de João era para o arrependimento e como poderia ser
alguém batizado sem ter pecado? A essa indagação responde Jesus: “convém
cumprir toda a justiça”.
Em Seu batismo, Jesus está, tão somente
colocando-se como modelo de um caminho a ser percorrido por todo aquele que
deseja receber de Deus o mesmo testemunho que foi ouvido naquela ocasião: “Este
é o meu filho amado, em quem me comprazo”. Seu exemplo não deixa a Sua justiça.
Para o homem que deseja cumprir com toda a justiça de Deus, não há como se
desviar da rota do arrependimento e da declaração pública que
reconhece o limite do homem e aponta para a misericórdia de Deus.
3.
UMA
ORDENANÇA QUE APONTA PARA UMA NOVA ALIANÇA
após Sua morte e ressurreição, Jesus reúne
Seus discípulos e ao apresenta-lhes suas responsabilidade diante de toda a
mensagem a ser proclamada a todo homem, apresenta-lhes o batismos como sinal de
aliança assumida por aqueles que, a semelhança desses primeiros, também viriam
a ser chamados de discípulos (Mt 28: 19).
Ninguém pode ser identificado como discípulo
se não houver entre ele e Jesus um sinal que confirme uma decisão do coração.
Ser batizado, dentro da doutrina que Jesus apresenta a seus discípulos, vai
além de um cumprimento de uma obrigação religiosa, é uma expressão pública de
uma identificação íntima entre um Senhor e Mestre é aquele que agora que
segui-lo para aprender a viver de forma a agradar ao Pai.
4.
O
BATISMO NA VIDA DA IGREJA PRIMITIVA
Os apóstolos com outros discípulos, cumprindo
a missão de proclamarem o Evangelho, anunciaram-no a uma grande multidão que se
reuniu em Jerusalém por ocasião de uma festa chamada Pentecoste (At 2: 37-38).
Como resultado desta ação, muitos creram em Jesus desejosos de andarem na fé
que naquele momento estavam abraçando perguntavam o que deviam fazer. A
resposta apresentada por Pedro ressalta os princípios que de forma fidedigna
foram repassados.
Arrependimento e fé são os requisitos para
que alguém seja batizado. A novidade apresentada por Pedro em sua declaração
ficou por conta da promessa a respeito da ação do Espírito Santo. Como resultado
de uma identificação com Jesus, todo aquele que o confessa como seu Senhor é
Salvador, arrependido de Seus pecados, também passa a ter direito da companhia
do Espírito Consolador que ao mesmo tempo produz um testemunho no coração do
homem dizendo que agora Ele pertence a Deus.
5. UM SINAL PROFÉTICO DA IDENTIFICAÇÃO COM
A OBRA DO MESSIAS
Ao escrever sua carta á Igreja que estava em
Roma, o apóstolo Paulo aprofundou alguns conceitos, revelando significados
específicos do Batismo nas águas (Rm 6: 3-10). Como sinal profético, o batismo
nos faz publicar verdades espirituais que os olhos não alcançam, mas que, no
espiritual, acontecem de forma muito real. O batismo pública a nossa
identificação com a morte Jesus, que é a morte para o pecado e todas as suas implicações,
livrando-nos de uma tirania opressora que nos levava a um caminho desagradável
ao Pai.
Pelo batismo, também revelamos e publicamos a
nossa identificação com a vida Jesus. Temos uma identidade com Jesus que nos
faz viver em novidade de vida no presente, ao mesmo tempo em nos asseguramos de
uma vida eterna, a ser vivida com Deus nos céus, que está reservada para
aqueles que crêem Jesus.
CONCLUSÃO
No
batismo cristão, a ênfase está na identidade da pessoa batizada com Cristo na
sua morte, sepultamento e ressurreição. O batismo descreve a experiência de uma
conversão da aceitação inicial por Cristo para a iniciação á comunidade cristã.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
- De acordo com o estudo, quem deve
ser batizado?
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- Qual era a ênfase principal do
batismo realizado por João Batista?
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- Qual o principal ensinamento que
aprendemos com Jesus quando Ele se
apresenta a João Batista para ser batizado?
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- O batismo
expressa a decisão do Homem para ter que tipo de compromisso com Jesus?
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- Qual foi a novidade relacionada ao
batismo dentro da proclamação da Igreja primitiva?
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- Quais as duas principais mensagens
que o batismo apresenta dentro do ensino do apóstolo Paulo?
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- O que significa a palavra batismo?
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