quarta-feira, 27 de março de 2013

ESCOLA DE LIDERES 1ª MODULO 3ª LIÇÃO














    MÓDULO 1       A vida cristã genuína




Inspiração



































3ª Lição
        Meditação Bíblia




“Como é feliz aquele que
Não segue o conselho
Dos ímpios, não imita a
Conduta dos pecadores,
Nem se assenta na roda
Dos escarnecedores. Ao
Contrario, sua satisfação
Está na lei do Senhor e
Nessa lei medita dia e
Noite. É como árvore
Plantada á beira de
Águas correntes. Dá o
Seu fruto no tempo certo
E suas folhas não murcham.
Todo o que ele fizer
Prosperará.”
Salmo 1: 1-3













PLANO DE AULA


LIÇÃO 03
Meditação Bíblica

Revisão da aula anterior
Conhecendo a Palavra de Deus – a Bíblia.

Inspiração
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia meu caminho” (Sl 119: 105)

Objetivo
Compreender o que é meditação bíblica, sua importância e como fazê-la.

Conteúdo Programático
O que é, qual a importância e os passos para meditação bíblica.

Raciocínio (Principio Bíblico aplicado)
Mordomia:Js 1: 7-8
Caráter: Tg 1: 21,22
Soberania: Dt 6: 4-9
Semear e Colher: Sl 1: 1-3
Autogoverno: Js 1: 8
Aliança:1 Co 2: 6-16

Relacionar

Mordomia: Como bons mordomos do Senhor, precisamos ter o cuidado de meditar na palavra e sermos zelosos em fazer conforme tudo ela nos orienta.

Caráter: Através da meditação bíblica nossa alma será renovada e o caráter de Cristo Jesus será implantado em nós, á medida que recebo com mansidão Sua palavra e ponho-a em prática.

Soberania: A meditação bíblica é uma ordenança de Deus para o homem que está em Cristo Jesus. Para que possa permanecer firme no Senhor, devo observar este princípio.

Semear e Colher: Meditar na Palavra é semear vida de Deus em nós. Á medita que fazemos isso nosso espírito é fortalecido, recebemos poder de Deus.

Autogoverno: Para termos uma vida diária na presença de Deus através de meditação é necessário ter autogoverno, porque nem sempre estaremos dispostos á meditação (cansaço,sono, nossa carne militando com o nosso espírito), portanto, subjugando a nossa carne ao domínio do espírito, que deve estar sob soberano vontade de Deus.

Aliança: Nós estamos em aliança com o Senhor e através da meditação bíblica, podemos conhecer mais o Senhor e os benefícios de viver por princípios.

Avaliação / Exercício de Fixação




































INTRODUÇÃO

O Senhor nosso Deus, após criar o homem, vinha diariamente na viração do dia, encontrar-se com Sua criação. Podemos imaginar como esses encontros deveriam ser prazerosos – homem e Deus -  numa conversa de dia-a-dia, compartilhando grandes descobertas, pequenas experiências, gerando relacionamento. Mas um dia essa interação foi quebrada, divido á entrada do pecado. Adão certamente deve ter carregado, ao longo do resto dos seus 930 anos, a saudade daqueles momentos tão especiais e, muitas vezes, deve ter sentido um imenso vazio ao olhar o pôr-do-sol.

Para nós, porém, nasceu o “Sol da justiça”, a resplandecente “Estrela da manhã”, e podemos, por causa dele, Jesus Cristo, nos encontrar novamente, todos os dias, com o nosso Criador. A MEDITAÇÃO BÍBLICA é um dos modos que podemos utilizar para fazer com que esse encontro aconteça. Não deixamos Deus esperando por nós, nem o entristeçamos pela nossa ausência. Compareçamos pontualmente, pela MEDITAÇÃO BÍBLICA, para dividirmos com Ele o nosso dia, renovarmo-nos e nos alegramos diante da Sua presença maravilhosa.

1.  O QUE É MEDITAÇÃO BÍBLICA

“ Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl. 1: 2). Meditar vem da palavra hebraica hagah, que significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo, á medida que penda; refletir; resmungar; ponderar; meditar ou contemplar algo repetindo palavras. Hagah, representa algo tranqüilo, diferente, porém, do sentido de “meditação” enquanto exercício mental. No sentido hebraico, meditar nas Escrituras é repeti-las calmamente em som suave e baixo, abandonando interiormente as distrações exteriores.

Meditar é alto ou efeito de ponderar, pensar, refletir, estudar, considerar, matutar sobre. Nota-se que conceito diz: ato ou efeito, subentendendo ação e reação, ou seja, a meditação é uma atitude da qual se colhe um resultado.

Meditação Bíblica, portanto, é uma atividade que envolve leitura e repetição da Palavra, refletindo-se sobre os caminhos de Deus para aplicá-los em cada aspecto de nossas vidas.

A Meditação Bíblica não é um ato voluntario, é uma ordenança. “Não se aparte da tua boca o livro desta LEI; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.” (Js 1: 8); Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”  (Jo 5: 39)


Aqueles que procuram viver na bênção de Deus meditam na sua Palavra a fim de moldarem seus pensamentos, atitudes e ações. Lêem as Palavras das Escrituras, meditam nelas e as comparam com outros trechos bíblicos.

Fazer meditação bíblica é uma decisão de obedecer a Deus, refletindo sobre Sua Palavra, expondo-se a ela para receber seus benefícios.

“Em teus preceitos e olharei para os teus caminhos. Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua Palavra”. (Sl 19: 15,16)

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu” (Sl 19: 14)

2.    PARA QUE MEDITAR NA BÍBLIA

Em Js 1: 8 encontramos esta resposta: “...para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quando está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.”

2.1 Para a Prática da Palavra

“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” (Tg 1: 22). A obediência á Palavras de Deus realiza a obra de Deus. devemos ouvir a Palavra e realizar a obra. O objetivo de Deus é que experimentamos a Palavra para que haja uma transformação de vida que resulta no ministério.

2.2 Para a que haja prosperidade

“Contem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: o Senhor que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.” (Sl 35: 27). Deus se alegra quando os seus servos prosperam! A palavra hebraica traduzida aqui por “prosperidade” está carregada de significado: “segurança, bem-estar, felicidade, saúde, paz”. Na verdade, essa palavra é normalmente traduzida por “paz”; quando suas necessidades estão satisfeitas, você está em paz. Ademais, se Deus se agrada com a prosperidade de servos, como ele fica então em relação á prosperidade de seus próprios filhos – aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus e adotados por Ele? Pense em quão emocionado Deus fica quando nós – Seus próprios filhos – prosperamos em todos os aspectos de nossas vidas.

2.3 Para que haja Prudência

não existe prudência sem sabedoria; e a sabedoria é adquirida no temor ao Senhor: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” ; “Eu, a sabedoria, habito com prudência, e disponho de conhecimento e de conselhos.” (Respectivamente: Pv. 9: 10 e 8: 12). Sabedoria é conhecer a verdade e saber como aplicar esta verdade em qualquer situação; Prudência é conhecimento temperado e modificado pela sabedoria e pelo discernimento.

3.    A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO BÍBLICA

Deus, na Sua soberana vontade, tem muitas formas de falar com o homem (Jó 33: 14-17), e uma delas é através da Sua palavra revelada, a Bíblia. Neste tipo de comunicação, a meditação bíblica é um instrumento de grande importância:

3.1 Para sermos regenerados

“...sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.” (Pe 1: 23). Como o pecado produziu a morte espiritual nas pessoas, a salvação em Cristo Jesus forneceu a vida espiritual. Esse texto nos fala da semente, que é a Palavra de Deus, que produziu a nova vida em nós e que nos gerou novamente através do poder do Espírito Santo, tornando-nos membros da nova criação de Deus. (Ef 2: 1-3 / Tg 3: 5 / II Co 5: 17).

3.2 Para olharmos para a Palavra de Deus e nela vermo-nos a nós mesmos, como num espelho

“E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém que tenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, esse tal será bem-aventurado no feito.” (Tg 1: 22-25). Aqui há uma lição. Devemos evitar a tentação de ver e julgar os outros, analisando o que eles devem fazer em vez do que nós precisamos fazer.

3.3 Para reconhecermos a autoridade da Palavra de Deus sobre as nossas vidas

“Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade estende-se de geração á geração; tu firmaste a terra, e firme permanece. Conforme o que tu ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem.” (Sl 119: 89-91). Deus é fiel em aplicar o poder, a promessa e a bênção de Sua Palavra, juntamente com as suas exigências de justiça recusar as inclinações naturais do homem perdido, estando prontos para ouvir e aceitar a autoridade da Palavra do próprio Deus.


3.4 Para fortalecermos a nossa alma

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: “Nem só de pão viverão o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mt4: 4). A mensagem evidente desta passagem é de que não há Sobrevivência da alma sem a Palavra de Deus – diariamente. Não se trata de uma questão de dever legal, definindo a obediência de alguém no caminho do discipulado.

Ninguém suponha que a sobrevivência espiritual seja possível por muito tempo sem se alimentar da Palavra de Deus. O texto de I Pedro 2: 2 (leia) declara que a Palavra de Deus é tão essencial para o crente quando o leite para um recém-nascido . tal qual o maná no deserto (Dt 8: 3), uma porção regular e diária da Palavra de Deus deve ser procurado e usado como pelo crente.

3.5 Para sermos guiados pela Palavra de Deus

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para os meus caminhos.” (Sl 119: 105). A Palavra de Deus ilumina o caminho dando direção para cada passo e sabedoria para os planos de curtos, médio e longo prazo. Já vimos nesta lição que Josué considera a aplicação regular da Palavra de Deus, na vida, como o caminho mais seguro para o sucesso e a prosperidade, (Js 1: 8). Deixe Deus guiar, corrigir, instruir, liderar, ensinar e confirmar. Não se aprese em ir adiante sem isso – jamais. É através da Palavra que sabemos qual a vontade de Deus para nossa vida e assim envolvermos no seu propósito.

3.6 Para crescermos espiritualmente

“Eu,irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com alimento sólido, pois ainda não estáveis prontos para isso. Com efeito, ainda não estais prontos. Ainda sóis carnais. Pois havendo entre vós inveja, contendas, e dissensões (divergências), não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?” (I Co 3: 1-5) A verdade exigente desta passagem é que nenhuma quantidade de discernimento ou visão espiritual supostos, reflete um verdadeiro crescimento espiritual, se for separado de nosso crescimento básico no conhecimento da Palavra de Deus na BÌBLIA.

Sem esse enraizamento na Palavra, podemos ser iludidos a respeito de nosso crescimento. Tal “enraizamento” é, na verdade e no amor, não simplesmente em apreender conhecimento ou estudo perfeito. Para experimentar o verdadeiro crescimento espiritual, devemos gastar um tempo com a Palavra e nos separarmos dos obstáculos da insensibilidade, competitividade e rivalidade.


3.7 Para amarmos a Palavras de Deus como discípulos de Jesus

“Aquele  que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado do meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei nele.”(Jo 14: 22). O nosso amor por Jesus está relacionado á vontade de guardar os seus mandamentos. Se o amarmos, também guardaremos a Palavra de seu Pai.

3.8  Para conhecermos as Suas promessas

Para cada promessa há uma condição. Esse é o princípio de semeadura – semear e colher.

3.9 Para gerarmos comunhão com Espírito Santo

Princípio de união.

3.10 Para aprendemos a respeito de Deus e de Seu Reino

Princípio de soberania.

3.11 Para crescermos espiritualmente

Devemos crescer espiritualmente sabendo quem somos e qual a nossa missão neste Reino. Princípios de individualidade e mordomia.

3.12 Para sermos transformados á semelhança de Cristo Jesus.

“Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Co 3: 18). A Bíblia nos mostra a imagem de Cristo para que possamos medir nossa conduta e caráter em relação a ele e permitir que Deus nos molde de acordo com a imagem de Cristo. Na presente era, essa transformação é progressiva e parcial. Quando, porém, Cristo voltar, nós o contemplaremos face a face, e a nossa transformação será completa.

Á medida que nos expomos a Palavra de Deus recebemos cura, consolo, restauração e direção (Sl 19: 7; Tg 1: 21)

4.    PREPARE-SE PARA A MEDITAÇÃO BÍBLIA

A meditação bíblica não deve ser realizada de qualquer jeito, pois as coisas pertinentes ao Reino de Deus devem ser realizadas com decência e ordem (I Co 14: 40). Portanto, apresentamos a seguir princípios a serem cumpridos na preparação de uma meditação de êxito (Am 4: 12b).

- Orar pedindo a Deus um coração limpo, para sermos santificados e para mantermos uma comunhão verdadeiro com Ele. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro...” (Sl 51: 10) “Bem aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus.” (Mt 5: 8)

- Depender da orientação do Espírito Santo “...esse vos ensinará todos as coisas, e vos fará lembrar de tudo quando eu vos tenho dito.” (Jo  14: 26)

- Calar a nossa vontade. “...seja feita a tua vontade...” (Mt 6: 10)

- Calar a voz de Satanás. “... o espírito imundo bradou... mas Jesus o repreendeu dizendo: Cala-te...” (Mt 1: 23,25)

- Ouvir a vos de Deus. “Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 3: 7) “Quem tem ouvido para ouvir, ouça o que Espírito diz...” (Ap 2: 29; 3: 6; 13,22)

- Render-se a Deus para que Ele abra o entendimento. “Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.” (Sl 119: 18). “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras.” (Lc 24: 45)

- Orar agradecendo a Deus. “... Graças te dou, ó Pai... porque revelastes estas coisas aos pequeninos.” (Mt 11: 25)

5.    PASSOS PARA MEDITAÇÃO BÍBLICA

Ao se meditar num texto bíblico, devem vir á mente, perguntas como estas:

- O Espírito de Deus está aplicando este versículo á minha condição no momento?
- Há aqui uma promessa para eu buscar?
- Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar?
- Deus está dando uma ordem para eu obedecer?
- Meu espírito está em harmonia com que o Espírito Santo está dizendo aqui?
- Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo, ou da minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual precisa receber a iluminação do Espírito Santo?

E mais, você, deve:

- Memorizar o texto chave.
- extrair do texto a promessa de Deus para si, usando os pronomes sempre na 1ª pessoa do singular – eu – para auxiliar na tomada de posse do que Deus estiver prometendo.
- Extrair a condição para o cumprimento da promessa.
- Ver qual a aplicação prática da promessa para a própria vida.
- Agradecer, louvar, adorar a Deus e glorificar o Seu Nome.

6.    HÁBITOS A SEREM CULTIVOS NA MEDITAÇÃO BÍBLICA

- Manter um caderno para anotação diária sobre o que foi meditado.
- Procurar, se possível, meditar no mesmo horário todos os dias.
- Ter um local apropriado para a meditação, observando a comodidade e o silêncio.
- Rever as anotações, assinalando as promessas alcançadas.
- Considerar a meditação como o momento de um encontro marcado com Deus.

CONCLUSÃO

- Meditação bíblica é pensar, refletir, estudar a Palavra de Deus;

- A meditação é uma decisão diária com local e hora marcada;

- Através da compreendemos quais as condições estabelecidas por Deus para receber os seus benefícios ou bênçãos.


























EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1.    O que é Meditação Bíblica?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.    Qual a importância da Meditação Bíblica?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3.    Como devemos nos preparar para meditar biblicamente?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.    Cite e explique quais os hábitos que devem ser conservados na Meditação Bíblica.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.    Inicie o seu diário de meditação bíblica e apresente ao mestre.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

0 comentários:

Postar um comentário

Loading

Indique para Amigos

FOTOS
Ministério Apostólico Yhwh Rapha
REENCONTRO COM DEUS - REVISÃO 2012