A VIVÊNCIA DA FÉ EM JESUS CRISTO NAS IGREJAS
PRIMITIVAS SEGUNDO O LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
JOSE
OSIEL COSTA
Professor-Tutor
Externo: JOÃO LOPES
Centro
Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Teologia
(TEO 0024) – Prática Documental
Resumo:
O objetivo deste estudo e
apresentar a vivência da fé em Jesus Cristo nas igrejas primitivas, conforme o
livro dos atos dos apóstolos. Assim, analisaremos e faremos uma investigação
através da pratica documental no livro de Atos dos apóstolos e em outras obras,
que fazem referencias sobre a Igreja Primitiva, que teve o seu inicio em Jesus
através da pregação, curas, milagres e prodígios. No contexto de toda a
narrativa bíblica, o livro de Atos conta o começo da história da Igreja que
Jesus estabeleceu. Ele começa com sua ascensão e é o registro de como a grande
comissão começou a ser cumprida. Vimos que quarenta dias depois de sua ressurreição,
Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At. 1.1-12). Os
discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram no cenáculo e todos eles
perseveravam unanimemente em oração e súplicas, aguardando o consolador (E.S),
o qual Jesus disse que viria sobre eles. A Multidão junta era cerca de cento e
vinte pessoas incluindo os Apóstolos e também as mulheres e, Maria com seus irmãos. A igreja a qual estamos
dissertando foi constituída em Jerusalém e, foi conhecida como a igreja
primitiva em (30 d.C.). Ao ler (At.2. 42-47, podemos identificar os primeiros
cristãos primitivos, eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na
comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Palavras-chave:
Cristãos na Igreja Primitiva. Doutrina. Comunhão.
INTRODUÇÃO
O presente
artigo tem como objetivo apresentar a vivência da fé em Jesus Cristo
nas igrejas primitivas.
A tipologia será a Prática Documental e, tendo como fonte de pesquisa o livro de Atos dos apóstolos e outras
obras, que fizerem referencias sobre a Igreja Primitiva. E através da pesquisa
documental responderemos as perguntas no contexto do trabalho. O que é Igreja
primitiva? O que é Doutrina dos Apóstolos? O que é Comunhão? O Partir do pão e as
Orações. No Contexto de toda a narrativa bíblica, o escritor Lucas faz uma
narrativa do livro de Atos referente o começo da história da Igreja que Jesus
estabeleceu. Ela começa com sua ascensão em (At.1.8) dizendo, Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e serão minhas testemunhas,
tanto em Jerusalém com em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. É o registro de
como a grande comissão começou a ser cumprida é
após os quarenta dias de sua ressurreição, Ele deu instruções finais aos
discípulos e ascendeu ao céu. Após a sua
ascensão os discípulos voltaram para Jerusalém e se recolheram ao
cenáculo e todos eles perseveravam unanimemente em oração e súplicas,
aguardando o consolador (E.S), o qual Jesus disse que viria sobre eles. A
Multidão junta era cerca de cento e vinte pessoas incluindo Pedro e Tiago, João
e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, Filho de Alfeu, Simão, o
Zelote, e Judas, irmão de Tiago e também as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e
com seus irmãos. Em (At.2.1-6), os apóstolos estavam reunidos no mesmo lugar, E
de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de
fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Vimos que o escritor Lucas
sintetiza em (At.2.41-47), a doutrina que seria implantada na igreja primitiva,
onde se iniciou com o batismo dos novos convertidos que eram quase três mil
almas. Ao investigarmos o v.42. Começamos entender como era a convivência da
comunidade cristã na fé em Jesus. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão e no partir do pão, e nas orações”, todavia naquela época toda alma
havia temor, e muitos se maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E pela
fé em Jesus, eles criam e viviam juntos, e tinham tudo em comum. Todos
continuavam firmes no ensino da doutrina dos apóstolos. Eles tinham um
sentimento de irmandade, caridade e fé. Na vida social, os cristãos que tinham
bens, vendiam e repartiam com todos. Eles perseveravam unânimes
todos os dias no templo em oração, e partiam o pão em casa, comiam
juntos, ou seja, eles viviam os princípios de união, com alegria e singeleza de
coração, eles eram alegres por tinha o espírito santo em suas vidas. Está Igreja foi formada pelos primeiros cristãos
em áreas urbanas em (30. d.C – 313 d.C), e foram organizadas nas cidades
romanas, e todos os membros desta igreja eram judeus, evidente que nos primeiro
anos de sua história, as atividades da igreja tinham como limite as cidades
arredores. Os lugares onde os cristãos reuniam-se para, orar e louvar ao senhor
naquela época era o Cenáculo, no Monte de Sião, e o Pórtico de Salomão, no Templo.
Quatro fatores principais serão analisados neste trabalho. Perseveravam na
doutrina dos Apóstolos, E na Comunhão, E no partir do pão, E nas Orações.
1- COMO ERA A
CONVIVENCIA NA IGREJA PRIMITIVA
1.1 O QUE É IGREJA PRIMITIVA
Definição de Igreja Primitiva (30
d.C), qual o seu significado e, o que
ela significa em nossos dias atuais. ( BATISTA, 1978) define o
significado de Igreja:
Igreja, tradução da palavra grega “Ekklésia”, significando assembléia. No
Novo Testamento usa-se o termo das seguintes maneiras: Reunião popular comum
(At. 19-32, 39, 41), Congregação dos israelitas no tempo do antigo testamento
(At.7:38), Reunião dos crentes para o culto (1Cr. 11:17, 18; 14:19, 34,35), Um
grupo local de crentes associados para fins de culto e de serviços de Deus (At.5:11;
8:3), O Conjunto de todos os crentes de todo o mundo (I Cor. 15:9; Gál. 1:13, Mat
16:18), No sentido mais amplo, o conjunto de todos os redimidos(Ef. 5:23, 25, 27,29;
Heb. 12:22, 23) (BATISTA, 1978, p.246).
Quando buscamos o significado de Igreja, logo entendemos o
quanto ela e importante para nós, quando o
apóstolo Paulo diz, em ( I Co. 6.16) Não sabeis vós que sois o templo de
Deus e que o Espírito de Deus habita em vós. O tempo espiritual somos nós. (BIBLIA,
N.T, I Co. 6.16)
Segundo (At. 2.5) Era uma igreja
formada por Judeus, no inicio desenvolveram aos arredores de Roma, a partir de
sua expansão começou a atuar em Atenas, Jerusalém, Efésio, Corinto, Roma,
Alexandria, Antioquia e Tessalônica. Eram os próprios cristãos que sustentavam
os apóstolos e Evangelizadores. Os missionários daquela época tinham tanta fé
em Jesus, que aceitavam a própria morte e torturas físicas por amor a seu
mestre.
Aonde os primeiros cristãos chegavam, mudavam,
mexiam com o sistema, eram pessoas que tinha bons testemunhos, com o passar dos
tempos eles começaram a ser perseguidos como consta em (At. 17,4), Eles vivia escondido,
mais, em união.
1.2
E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS
A Palavra doutrina, Segundo ( A Lei de
Moisés Torá) é em (Dt. 32.2), um cântico de Moisés, foi escrita a expressão
“gotejo” a minha doutrina. Palavra que é a tradução “leqach” cujo significado é
ensino. Mesmo sendo um texto poético, onde aparece à palavra doutrina,
percebe-se com clareza que Moisés considera que todos os ensinos que havia
passado para o povo de Israel. Este ensino a qual Moisés fala era resultado de
revelação Divina. Quando e mencionado a palavra goteje, ou seja, pouco a pouco,
de forma permanente, deveria cair sobre o povo, assim como o orvalho e a chuva,
cai pela manhã sobre a terra.
Gotejo
a minha doutrina como a chuva, caia como o orvalho meu discurso; como o vento de chuva a grama, e como as gotas de
chuva sobre a erva (TORÁ, A.T, Dt, 32.2).
Perseveravam na Doutrina dos
Apóstolos, (At. 2.42), A igreja crescia através da palavra. Havia um grande empenho da
parte dos cristãos em conhecer os ensinamentos da palavra de Deus. Em
(At.17.11) diz, pois receberam a palavra com avidez, examinando as Escrituras todos
os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. A vitalidade da igreja
podia ser vista por causa da importância que dava à doutrina firmada na Palavra
de Deus (1Tm. 1.3; Tt. 1.9 e 2.10).
Segundo
o grande Dicionário da Língua Portuguesa (2010), sintetiza o que e doutrina: E um
conjunto de princípios básicos em que se fundamenta um sistema religioso,
filosófico ou político, credo, Rudimentos da fé cristã. Opinião, em assuntos
científicos. Norma; ensinamento. (RIOS, 2010,
p.244).
Aqueles que perseverarem no caráter
piedoso e nos padrões da justiça ensinados pelos apóstolos, serão ordenados
ministros para a direção das igrejas locais e a manutenção da sua vida
espiritual. (Mt. 18.15) diz: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e
repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste e teu irmão. (BIBLIA, N.T.Mateus,
18.15)
O
Apóstolo Paulo orienta quais são os deveres dos bispos e dos diáconos a
perseverarem na doutrina (1 Tm 3.1-7);
Esta é
uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém,
pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto,
hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador,não cobiço
de torpe ganância, mas moderado, não contencioso,não avarento.Que governe bem a
sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; Porque,
se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de
Deus.Não neófito,para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do
diabo.Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que
não caia em afronta, e no laço do diabo.
.(BIBLIA,
N.T.1 Timóteo, 18.15)
A Bíblia diz que Deus concedeu vários
dons aos homens (Ef. 4:11-12) E ele
mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para
evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos
santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (BIBLIA.
N.T. Efésio 4: 11-12).
1.3 E
PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO
Comunhão tem como o conceito de Koinonia envolve
as idéias de participação, comunhão, companheirismo e contribuição, incluindo,
também, a partilha de bens materiais – At. 2.42. Isso posto, comunhão indica
“partilhar de alguma coisa”.
A
Igreja crescia na comunhão e nas orações (v.42) E perseveravam (...) na
comunhão. Eles se reuniam todos os dias no templo. Todos os cristãos tinham o
mesmo propósito, eles vendiam os seus bens e repartiam com os seus irmãos mais
necessitados. E era um o coração e alma da multidão dos que criam (...) (At.32).
O
termo comunhão originou-se do substantivo grego (KOINONIA) e também do verbo Omiléô que
significa comungar com, (At. 20.11);
E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até a
alvorada; e assim partiu. Em (Lc. 24.14) Vimos que os discípulos de Jesus caminhava e
falavam entre si de tudo aquilo
que havia sucedido. O substantivo Koinonia ocorre por dezoito vezes em todo o
Novo Testamento – At. 2.42; Rm. 15.26; I Co 1.9; 10.16; II Co 6.14; 8.4; 9.13;
13.13; Gl. 2.9; Fp. 1.5; 2.1; 3.10; Fl. 6; Hb. 13.16.
Em
(At.2.42) E perseveravam (...) e na comunhão; pode ser Compartilhar
como esta escrito em ( II
Co. 8.23;), Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco:
quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igreja e glória de Cristo.
A Igreja Crescia na comunhão (v.42).
Conforme (At.4.32-33)Todos os crentes eram um só na mente e no coração, e
ninguém pensava que aquilo que possuía era seu próprio; todo mundo estava
repartindo o que tinha, havia amor uns pelos outros:
E era
um o coração e alma da multidão dos que
criam, e ninguém dizia que coisa alguma
do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os
apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus,
e em todos eles havia abundante graça; (BILBIA, N.T, At.4.32-33).
Segundo o (Grande Dicionário Unificado
da Língua Portuguesa, 2010) define o que e comunhão: Ato ou efeito de dar ou
receber o sacramento da Eucaristia. União (de Pessoas) na crença religiosa. União
no mesmo estado de espírito. (RIOS, 1978, p.187)
E de suma importância que vivemos em
comunhão, Segundo a Bíblia em (Ec. 4.9-12) somos protegidos.
Melhor é serem dois do que um, porque têm
melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu
companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o
levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como
se aquentará? E, se alguém prevalecer
contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão
depressa. Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que
não se deixa mais admoestar; (BÍLBIA, A.T Ec. 4.9-12).
A igreja primitiva era perseverante á
comunhão fraternal. Todos os irmãos abraçavam as causas com fé e unidos
partilhavam entre si. Vendiam as suas propriedades e os seus bens para repartir
o dinheiro entre todos, segundo a necessidade de cada um. (At.2.44-45). A
perseverança na comunhão fraterna
aumentava a unidade entre os membros da comunidade. A multidão dos fiéis tinha
uma só alma e um só coração.
1.4
PERSEVERAVAM NA ORAÇÃO E NO PARTIR DO PÃO (V.42).
O pão na época da igreja primitiva era
um alimento muito importante para as famílias, quando sintetizamos a palavra
pão através da Bíblia, logo encontramos,
“Pão, comumente de farinha de trigo; ás vezes de cevada (Jz. 7:13; II Reis
4:42). A mesa era preparada em amassadeiras feitas de madeira (Êx. 12:34), depois
misturava-se o fermento; por fim, formavam-se pães redondo, que eram assados
sobre pedras quentes, ou num forno (DICIONÁRIO BÍBLICO, 1978, p288).
Segundo (At.2.46) É, perseverando
unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com
alegria e singeleza de coração.
Isso nós mostra que os cristãos
primitivos participavam do pão como alimentação de fortalecimento físico, após eles
se alimentarem ficavam alegre e com os seus corações singelos.
O Apóstolo Paulo descreve em (
At.20:7) E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o
pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a
prática até à mei-noite.
O
pão que o homem deve comer não é simples produto de sementes, de água e de sol.
Deus é o Deus do pão. Todo o alimento do homem vem de Deus.
O
pão dos Israelitas que peregrinavam pelo deserto.
É
precisamente no contexto da aliança do Sinai que a Bíblia nos apresenta o maná
como um pão que Deus dá ao seu povo peregrino no deserto. Ele não o abandona,
antes, o alimenta com “o pão do céu”, isto é, com um pão que vem de Deus, um
pão admirável. Os filhos de Israel viram e disseram uns aos outros: “Que é
isto?”, pois não sabiam o que era aquilo. Disse-lhes Moisés: “Isto é o pão que
o Senhor vos deu para comer.” (BÍBLIA: A.T.Ex 16,13-15).
1.5
PERSEVERAVAM NAS ORAÇÕES (V.42).
A oração é a chave da vitoria, com
certeza a igreja primitiva só cresceu porque os irmãos oravam. Em (At. 1:14)
Todos eles perseveravam unanimemente em
oração e súplicas. (At.1:23-24) Pedro e os outro apóstolos
apresentaram Justo é Matias para
substituir Judas e, caiu à sorte sobre Matias, fruto de orações.
Em (At.2.1) E, cumprindo-se o dia do
Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, no cenáculo orando, foi
quando o espírito santo veio em forma de vento, fogo, e todos ficaram cheios do
espírito santo. Através desse grande acontecimento sobrenatural de Deus, a
igreja primitiva através dos escolhidos começaram a pregar o verdadeiro
evangelho para os judeus que estavam habitando em Jerusalém, houve criticas e
admirações. (v.40) De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a
sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
A Igreja Primitiva viva em constante
oração, em suas casas ou individualmente.
As orações tinham um papel fundamental na vida da Igreja Primitiva. Isso pode
ser claramente percebido pelo relado deixado por Lucas, que diversas vezes
considera as orações dos primeiros cristãos.
O crescimento da igreja foi tão rápido, que houve
murmuração dos gregos contra os Judeus, e então foi instituída a separação dos
diáconos para servir a mesa e as viúvas, enquanto os apóstolos se preocupavam
com o alimento espiritual da igreja. Mais eles não se descuidavam da oração, (At.6.4)
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
Quando
Pedro e João foram levados perante o Sinédrio os outros clamaram a Deus em oração conforme
(At. 4.24-30):
E, ouvindo eles isto,
unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o
céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há; Que disseste pela boca da Davi,
teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas
vâs?.Levantaram-se os reis da terra, e
os príncipes se ajuntaram a uma, contra o senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente contra o
teu santo Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, não só Herodes, mas
Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos d’Israel; Para fazerem tudo o que a
tua mão e o réu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de
fazer. Agora, pois, ò Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus
servos que falem com toda a ousadia a tua palavra. Enquanto estendes a tua mão
para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo filho
Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram
cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus; (BIBLIA,
N.T, At.4.24-30)
Quando
a igreja começou a sofrer as perseguições e, prisões as comunidade se
levantavam em orações e favor dos Apóstolos, (At.12.5) Pedro, pois, era
guardado na prisão: mas a igreja fazia contínua oração por ele e Deus.
Como
podemos verificar biblicamente, a Igreja orava junto diante de situações
positivas e negativas. Havia incessante oração por parte da Igreja. A prática
do Corpo de Cristo exige a Oração. A oração foi uma a genuína expressão no
coração daquele povo e reflexo de autêntica fé.
Problemas da Igreja
Primitiva e Suas Soluções.
O Apóstolo Paulo exorta
o povo de coríntios (1Co 3.1-9) dizendo:
E eu, irmãos, não vos pude
falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com
leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda
agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja
contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os
homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura,
não sois carnais? Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais
crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas
Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que
rega, mas Deus, que dá o crescimento.Ora, o que planta e o que rega é um; mas
cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. Porque nós somos
cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus; (BIBLIA, N.T. 1Coríntios
1.1-9)
Analisando, o conceito da
igreja de coríntios era uma igreja rica mais, porém pobre espiritualmente,
existia nesta igreja quatro facções, (1 Co. 1.12) Paulo diz, Refiro-me ao fato
de cada um de vós dizer: E sou de Paulo,
e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo, era um povo confuso, porque
ainda não tinham se firmado na verdadeira doutrina de Cristo a qual o Apostolo
Paulo pregou para esta igreja.
Vimos através do livro de
Atos dos Apóstolos, como a igreja primitiva resolvia os seus problemas de
desobediência na partilha dos bens que eram vendidos para ajudar os outros
necessitados, conforme (At. 5. 2-11) diz, o que aconteceu com o casal Ananias e
Safira:
Mas um certo homem chamado Ananias, com
Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma
parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que
encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e
retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por
que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre
todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e,
transportando-o para fora, o sepultaram.
E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não
sabendo o que havia acontecido. E
disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim,
por tanto. Então Pedro lhe disse: Por
que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à
porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E,
entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e
em todos os que ouviram estas coisas; (BÍBLIA: N.T. A.T, 5.
2-11)
Após sintetizarmos
referente o ato de desobediência que aconteceram na igreja primitiva na
partilha dos bens, agora comentaremos sobre a instituição dos diáconos (At.6.1-6),
porque, mesmo a igreja perseguida pelas autoridades, crescia cada vez mais
rapidamente. Todavia, o crescimento trouxe problema com possibilidade de sérias
conseqüências. A igreja cuidava dos seus pobres, especialmente das viúvas, mas
com a falta de organização, ás viúvas do grupo de língua grega foram
negligenciadas pelos judeus, de língua hebraica, que eram a maioria. Os
apóstolos perceberam a dificuldade e reuniram a comunidade. Explicaram que os
deveres espirituais não lhes deixavam tempo para o cuidado das viúvas da
igreja. E escolheram sete homens qualificados para cuidar desses aspectos. Todos
foram cheios do Espírito Santo e de Sabedoria.
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos
discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas
viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os
doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós
deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre
vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos
quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na
oração e no ministério da palavra. E
este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé
e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e
Nicolau, prosélito de Antioquia; E os
apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos, (BÍBLIA,
N.T, AT. 6.1-6)
Para finalizarmos este trabalho de
pesquisa e investigação no livro de Atos dos Apóstolos e em outros livros
pesquisados, não deixaríamos de comentar sobre o mártir Estevão (At 7.54-60),
E, em toda a sua defesa ele foi firme em
seus comentários referente à doutrina de Cristo, E cada vez que ele falava, eles se se
enfureciam em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Estevão viu chegar
o seu fim. Mesmo assim ele não tinha medo pelo fato de estar cheio do Espírito
Santo, fiz sua oração ao senhor e foi morto (At. 7.58) E, lançando-o fora da
cidade, o apedrejaram e ele invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu
espírito.
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus
corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito
Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à
direita de Deus; - E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem,
que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam
os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E
as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E
apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu
espírito; (BÍBLIA, N.T, AT. 7.54-60)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados alcançados em nossa
pesquisa e investigação em nosso artigo,
tendo com base o livro de Atos dos Apóstolos, foram convincentes e ficou esclarecidos
para nós, pesquisadores, como foi o crescimento
da igreja primitiva e as perseguições dos Apóstolos e outros que serviam a obra
do Senhor Jesus. O seu crescimento foi pautado na doutrina dos apóstolos, ou
seja, no conhecimento dos ensinamentos
que Jesus ordenou aos apóstolos que ensinasse ao povo de sua igreja, onde foi
determinado que eles deveriam viver em comunhão, no partir do pão e nas
orações. Foi através dessa obediência que as 120 pessoas obtiveram êxitos em
seus objetivos ao esperar a chegada do Espírito Santo sobre o cenáculo, e
naquele momento, houve sinais, prodígios, milagres e maravilhas. E toda alma
havia temor, e muitas maravilhas e
sinais se faziam pelos apóstolos. A igreja orava intensivamente e, Deus enviava
providencia para libertar das prisões as suas testemunhas a qual ele escolheu
para realizar as missões e, ensinar a palavra a todos àqueles que não
conheciam. E aqueles que tinham bens e propriedade vendiam e contribuíam com
seus irmãos, e viviam em união, e eram
submissos ao Espírito Santo e perseverança na doutrina dos apóstolos, eles eram
tão obediente a doutrina da palavra, que
a igreja primitiva teve como mártires Estevão e, ele não negou a Jesus de Nazaré, e
antes de morre ele orou ao Senhor. Foi através destes princípios que á igreja primitiva
pregou a verdadeira verdade há todos aqueles que não conheciam, e isto ficou
como um grande exemplo para nós cristãos deste século, em evangelizar, ensinar
a verdadeira doutrina e, pregar o evangelho de Jesus Cristo a todos o neófitos.
Bibliografia
BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira
Almeida, Santo Andre – São Paulo: Editora Geográfica 2007.
BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira
Almeida. 2 ed. Barueri - SP
RIOS, Dermival Ribeiro Grande
Dicionário unificado da língua portuguesa, São Paulo: DCL2010.
TORÁ, Português. A Lei de Moisés Torá.Tradução:
Diesndruck Menahem Mendel.São Paulo,1978, Ed. Perspectiva.