CONVERSÃO E EDUCAÇÃO CRISTÃ
JOSE
OSIEL COSTA
Professor-Tutor
Externo: JOÃO LOPES
Centro
Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Teologia
(TEO 0024) – Trabalho de Graduação
APROVAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA
O objetivo deste estudo alguns
aspectos da Conversão Cristã, ao investigarmos buscamos compreender o processo
de uma verdadeira conversão, e as mudanças que ela opera na vida de um convertido.
Assim, analisaremos através de pesquisa realizada a partir de dados coletados
por entrevistas com pessoas que já se converteram e que se dispusera a dar seu
testemunho, através de questionário com perguntas sobre o tema e “conversão
religiosa”. Essa pesquisa foi realizada a partir de dados coletados
questionários aplicados a pessoas que chegaram à conversão através da pregação
do Evangelho cuja religião e o Cristianismo. O local onde foi realizada a, pesquisa
foi na comunidade Cidade de Deus, após o trabalho de coletas de dados com as
pessoas, Nós fizemos uma minuciosa analise nas respostas dos entrevistados e
comparamos com os estudos dos autores Como Stanley Jones, William James, Josadak Lima e outros.
É importante afirmar que a conversão e mudança de caráter, e transformação de
vida, e uma nova aprendizagem, conforme a educação cristã. E deixa o homem mais
próximo de Deus através da meditação da oração e do conhecimento da palavra de
Deus.
Palavras-chave:
Educação Cristã. Religião. “Conversão”.
1. INTRODUÇÃO
O presente Trabalho tem
como objetivo apresentar o tema conversão cristã. E um assunto que tem chamado
muito atenção de muitos pesquisadores, especialmente de Educadores Cristãos,
que tentam descrever este fenômeno chamado de Conversão Religiosa, onde o cristianismo
este inserido nos mais variados continentes como, povos raças e nações. Então,
o foco de nossa pesquisa é descobrir verdadeiramente o que é Conversão Cristã. Essa
pesquisa enquadra-se dentro da área de concentração de Educação
Cristã que
tem como objeto de pesquisa tema como conversão religiosa cristã e que tratam
dos fundamentos da educação geral e cristã, onde cumpre o papel de discutir as
suas dimensões históricas e religiosas.
A Fundamentação
teórica se baseia no uso de autores que já escreveram sobre o tema, como
Stanley Jones, William James, Josadak Lima, Jon L. McKenzie e outros. Onde
esses estudiosos propõem, por meio de importante trabalho de pesquisa, teoria
especifica que norteiam a compreensão da Educação Cristã com a conversão
Religiosa.
A
Metodologia adotada na pesquisa: Qualitativa e os procedimentos foram descritivos
com base em bibliografia de autores já citado anteriormente, é os Métodos
utilizados na pesquisa foram: entrevistas, questionários com quinze perguntas sobre
o que é conversão cristã.
Também, definimos a estrutura do trabalho. Definiremos
como a conversão cristã age na vida de uma pessoa, onde serão transcritos os
conceitos e métodos de conversão, que é uma transformação de vida ou mudança de
religião ou seita. Na primeira parte do trabalho, discutimos o conceito de
Conversão religiosa, a seguir verificamos as formas que norteia a conversão
dentro do Cristianismo Cristão. Na segunda parte, descrevemos sobre os fatores
e características que leva o homem a uma verdadeira conversão cristã como: A
necessidade da conversão e os efeitos que ela traz para a vida e, serão
divididas em tópicos: A natureza da conversão, os frutos da conversão, os efeitos
da conversão sobre a Saúde e, outros aspectos relevante que serão destacados na
pesquisa entre conversão e Educação Cristã. Finalmente, apresentamos as
considerações finais e lista de referências usadas para a elaboração do
trabalho.
Conversão cristã, segundo o Grande
Dicionário Unificado da Língua Portuguesa (RIBEIRO, 2010 p.196), pode ser um
Ato ou efeito de converter (-se), pode ser ainda passagem de uma crença a
outra. A conversão foi o tema escolhido para este artigo, uma vez que é
apresentado como o acontecimento central da experiência religiosa onde existe
um mix de religião.
Conforme Stefano de Fiores. (2005.p.200):
O termo conversão é polivalente; usa-se com múltiplas acepções. Em sentido
geral indica mudança de vida; deixar o comportamento habitual e antes para
empreender outro novo; prescindir da busca egoísta de si mesmo para pôr-se a
serviço do Senhor.
Conversão é toda decisão ou inovação que de
alguma maneira nos aproxima da vida divina e nos torna mais conformes a ela.
Todavia quando refletimos que conversão não é somente á uma religião, mas, e
uma transformação de caráter na vida de uma pessoa, e porque, existem vários
tipos de conversões como: conversão antropológica, conversão dos pagãos, conversão
do cristão, conversão na ação pastoral e conversão à vida mística.
Mas, na realidade muitos ainda não
conheceram este processo de transformação que e a conversão, porque e um
assunto um pouco complexo e exige muito cuidado ao tratar-se deste assunto de
pesquisa. Para contextualizarmos biblicamente o que é conversão, logo
encontraremos na bíblia vários textos referentes à transformação. Transformação
na Bíblia, conforme este texto: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e
renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem
tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e
sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. (BIBLIA, Salmos 51: 10-12) .
Segundo Johannes (1973) Conversão:
Significa obediência à vontade em Deus (BÍBLIA, A.T, Ósseas. 6:1-6) e confiança
em Deus, renuncia a todo socorro terreno e humano. Negativamente, a conversão
significa afastamento de todo o mal, como sublinha particular-mente.
Todavia, antes de falarmos da relação entre
conversão e educação cristã, e dever de todo brasileiro conhecer a legislação
de nosso País. No Brasil, é perceptível a preocupação dos legisladores e
governantes com a questão das minorias. Há um considerável esforço para
garantir os direitos de tais grupos marginalizados, citamos a questão indígena,
a mulher, o negro, os deficientes físicos e mentais, todas essas classe de
pessoas estão garantindo os seus direitos. Mas, sobre a educação cristã ainda
existem alguns empecilhos para ser executado, primeiro porque o nosso País e um
país laico e, não um pais religioso. A questão laicidade firmou-se nas demais constituições
brasileiras, sendo observada atualmente no artigo 19 da constituição de 1988,
que diz: “Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos
Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los,
embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes
relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração
de interesse público;II – recusar fé aos documentos públicos; III – criar
distinções entre brasileiro ou preferências entre si.” (BRASIL,1988). Então, mediante a nossa constituição somos livres
para celebramos cultuo e participar de qualquer religião. Cabe aos cristãos
examinar as escrituras e nos converter dos nossos maus caminhos. Porque, o
governo não pode interferir nas instituições religiosas e em suas liturgias e
cerimônias. Também no artigo 5º diz: “Todos são iguais perante a lei, sem
distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos
estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualmente, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - é
inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantia, na forma da lei, a proteção aos
locais de culto e a suas liturgias” (BRASIL,1998).
2.1 – A CONVERSÃO NA VIDA
DO HOMEM
Ao definir o que é Conversão
na vida de uma pessoa através da religião cristã, podemos dizer que e uma transformação
de caráter pessoal, para uma vida espiritual renovada e saber discernir entre o
que é sagrado e o que é profano. Existem três passos para uma conversão,
segundo Jones, (1984,p.16) ser convertido em uma nova direção; tornar-se como
criança em um novo espírito; entrar no reino de Deus em uma nova esfera de vida,
estes três passos dão a essência da conversão.
Ao
investigar os estudos de Jones, (1984), fizemos
uma reflexão para entender o que é conversão, concluímos que um ato de
converter, nascer de novo. O que significa em um novo nascimento ou princípio
de transformação, mudança de vida, atitude, comportamento humano e espiritual. Todavia
quando isso acontece na vida de uma pessoa e, a demonstração recíproca de uma
verdadeira conversão, ou seja, aceitou Jesus em sua vida.
James
(1995) faz uma referência sobre conversão à luz da Psicologia dizendo: Segundo
ele, as idéias, metas, e objetivos de um homem formam diversos grupos e
sistemas internos, relativamente independente uns dos outros, ele ilustra que
essas mudanças de metas são comuns em nossa vida cotidiana, mas não pode ser
chamadas de transformação ou conversão.
Então,
a necessidade de investigar a Bíblia vem através de Jesus, que não nos deixou
dúvidas quanto à necessidade de uma verdadeira, ou a necessidade do novo
nascimento como um pré-requisito para entrar do Reino de Deus, quando ele disse
a Nicodemos: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no
reino de Deus”. (BÍBLIA N.T., João 3:5).
A definição Bíblica em João, (BÍBLIA
N.T., João 3:5), fala sobre o novo nascimento
que é necessário para renovação de caráter e reconhecimento das bênçãos
espirituais de Deus que reservado somente para os filhos espirituais. O homem
que se arrepende e, aceita Jesus em sua vida ele passa a ter um caráter curado, regenerado,
ou seja, transformado em todas as áreas de sua vida. O homem que não conhece a
Deus tem um caráter doentio, vive em pecados e delitos.
Segundo a Bíblia este escrito “em
verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o
Reino de Deus. (BÍBLIA,N.T., Jo.3.3). “ Se não
vos converterdes e não vos tornardes como criancinhas, de modo algum entrareis
no Reino de Deus.’ (BÍBLIA,N.T., Mt. 18.3).
O que Jesus quis disser com a
expressão “nascer de novo” e “converter-se. Ele, certamente estava nos chamando
das trevas para a maravilhosa luz, onde ele mostra um grande exemplo de um
mestre da lei chamado Nicodemos, ele conhecia a Tora mais não conhecia a
salvação. E, ele fez uma pergunta: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte
de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não
estiver com ele” (BÍBLIA, João.3.2). E Jesus sabiamente respondeu ao mestre
da lei “ Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não
pode ver o reino de Deus”. (BÍBLIA, João 3.3).
Este diálogo e muito importante para nós estendermos o que é uma verdadeira
conversão quando Jesus responde para Nicodemos, “ Em verdade, em verdade te
digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O
que é nascimento da carne e carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
2.2 OS FATORES PARA UMA
VERDADEIRA CONVERSÃO
No Antigo Testamento existe uma
definição de conversão coletiva segundo o livro de Jonas na cidade de Nínive,
onde o povo foi convocado pelo rei daquela cidade a proclamar um jejum, e
vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor:
O
arrependimento dos ninivitas: Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um
jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor. Chegou esta
notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tiraram de si as vestes
reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre a cinza. E fez-se
proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do Rei e seus grandes, nem homens,
nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem
bebam água; tanto os homens como os animais, e clamarão cada um do seu mau
caminho e da violência que há em suas mãos. (BIBLIA A.T., Jonas 3:5-8).
Ao analisarmos esse texto
do livro de Jonas a luz da palavra de Deus, vimos uma ordem em direção a Jonas,
mas em principio Jonas não deu importância para a ordenança de sua missão, após
ele ter passado pelos percalços por causa de sua desobediência, ele obedeceu à
ordem de Deus e chegou ate Nínive e proclamou dizendo ainda quarenta dias, e
Nínive será subvertida. Mas, o rei creu em Deus e levou o seu reino a proclamar
um jejum, e arrependeram-se e se converterão cada um do seu mau caminho e da
sua violência, o que fica esclarecido para os nossos dias e que conversão vem acompanhada
de um verdadeiro arrependimento, como aconteceu na vida dos ninivitas, Deus
tinha determinado que exterminasse aquele povo, mas quando ele viu o clamor do
povo, diz o texto que Deus se arrependeu do mau que tinha dito lhes faria e não
fez.
Então, a partir desses
princípios descreveremos sobre os fatores que expressam uma verdadeira conversão,
vimos através de nossa pesquisa à necessidade de explicitar esse assunto que
nos permitirá analisar e emitir um juízo sobre os testemunhos colhidos de
conversos, nesse sentido vamos analisar alguns conceitos bíblicos que
simbolicamente remetem as atitudes de um convertido são: Conhecimento, Coração, Consciência, Perdão, Regeneração e Santificação.
Conhecimento – O conhecimento é um
fator que indica o caminho para uma verdadeira conversão, porque sem
conhecimento e impossível a pessoa converte-se há uma religião que professe o
nome de Javé.
Segundo a Bíblia A.T (Oseías 4:6) “O meu
povo perece por falta de conhecimento”.
Esse
versículo é a mais pura verdade, sofremos, perecemos, choramos, quase morremos,
simplesmente por não conhecer a palavra de Deus, por não ter conhecimento
daquilo que Deus tem preparado para nós, por não sabermos as promessas que
temos. Quando não lemos a palavra além de ficarmos fracos espiritualmente, ainda
perecemos nas mãos de satanás porque não tomamos posse da palavra de Deus, porque
não á conhecemos. Todos nós sabemos que “Deus nós ama” que “Jesus morreu por
nós”.
E uma das ferramentas
mais importantes na vida do homem onde ele deve buscar a ciência secular e em
seguida buscar o conhecimento espiritual, não queremos dizer que a pessoa que
não tem conhecimento não pode se converter, todos podem, agora com o
conhecimento torna-se mais fácil as interpretações nos manuscritos sagrados e
as doutrinas a qual o converso encontra-se, porque o mais importante, é a busca
por Deus através da fé, porque, sem fé é impossível agradar a Deus. Então a
partir destes conceitos sintetizamos o que é conhecimento:
Para
(McKENZIE,1983.p.163). O conhecimento esta, na filosofia ocidental, que em
última análise provém da Grécia, constitui uma apreensão intelectual da
realidade, que se distinguia dos apetites sensitivos e intelectuais. Mas, nos
modelos bíblicos de pensamento, as palavras que traduzimos por conhecer e
conhecimento exprimem um grupo mais complexo de atividades psíquicas.
Segundo a Bíblia, conhecimento
significa fazer sentir, levar outra
pessoa a experimentar algo bom. Vimos o que diz em salmo (BÍBLIA, Salmo 77:15) “ Com o teu braço forte
resgataste o teu povo os descendentes de Jacó e de José”. (BÍBLIA, Salmo 98:2) “ O Senhor anunciou a sua
vitoria e revelou a sua justiça às nações”.
Então, o termo
conhecimento realmente e uma ferramenta de suma importância na vida de uma
pessoa, seja física ou espiritual, ambas se completa na conversão cristã.
Coração - O coração humano é o órgão responsável pelo
percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em
aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes
por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue. E o coração como espiritual: Na Antiguidade, uma particularidade dos povos
semitas era a tendência a localizar no coração a dimensão espiritual do homem.
Segundo Mckenzie
(2011.p.167): O Coração é a fonte de pensamento, dos desejos e dos atos. Ele
diz [...] Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração (BÍBLIA, Dt. 15:9).
Os nossos planos ou propósitos encontram-se no coração. [...] “ Ela, porém,
assim não pensa, o seu coração”. (Is.10:7).
Portanto para o povo de
Israel, conversão inclui uma regeneração
interior, uma mudança do coração que é uma transformação de caráter, segundo (BÍBLIA, Jeremias
31:32s) “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e
criarei em vós coração novo e espírito novo”.)
O coração e o primeiro
lugar que recebe a transformação para um caráter de conversão e, principalmente
quando nos confessamos os nossos pecados a Jesus Cristo.
O Apóstolo Paulo explica
em uma de suas cartas aos Romanos. Pois com o coração se crê para justiça, e
com a boca se confessa para a salvação”.( BÍBLIA, Romano
10:10).
Para Johannes (1973)
Coração no antigo Testamento - É o
interior que Deus vê (1 Samuel 16:7), onde coração e interior são sinônimos,
onde e a sede das forças da alma, da inteligência, das faculdades espirituais
do homem.
Então, o coração o lugar
que Deus habita quando o homem se converte de suas atitudes mal e reconhece que
Deus e a solução para a sua vida espiritual, muda seu caráter e suas atitudes.
Consciência – Esta categoria, segundos
estudos, representa a responsabilidade de saber discernir o bem e o mal, porque
a pessoa que tem consciência do bem, ela não comete mais atos de maldade, a sua
alma abomina o mal, então torna-se uma pessoa de caráter na comunidade onde
esta inserido.
Segundo McKenzie (1983.p.166): O hebraico não
possui uma palavra única para expressar a idéia de consciência, ao passo que,
no Antigo Testamento, só pode ser encontrado em (BÍBLIA, Sb 17,11). “Com efeito a maldade é singularmente
covarde e condena-se por seu próprio testemunho ; pressionada pela consciência,
imagina sempre o pior”.
O Novo Testamento
apresenta algumas referencia sobre consciência, por exemplo, Paulo diz: “Alguns
cristão apresentam uma consciência fraca, isto é, pensam ser pecado comer
carnes sacrificadas aos ídolos, o que não é certo; aqueles que têm uma
consciência forte isto é, aqueles que estão mais bem informados têm o dever de
não induzir essas consciências, mas fracas ao pecado”. (BÍBLIA,1CORINTIOS 8:7-12) .
O
escritor Lucas faz um comentário sobre consciência: “ Por isso
procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens” (BÍBLIA, ATOS 24:6) .
Assim, entendemos que o termo consciência
indica o ato de saber a verdade, e não cometer coisas
que desabone o seu caráter, tanto na sociedade, como na espiritualidade que a presença
de Deus.
Perdão - E um ato de arrependimento, onde a
pessoa arrepende-se verdadeiramente de todos os seus pecados, então mediante o
perdão a pessoa torna-se uma nova criatura e passa a fazer a vontade de Deus. Ao
meditar na oração que Jesus ensinou aos seus discípulos ele disse Mateus (6:10)
“Venha a nós o vosso reino”. A oração
Pai-nosso traz em si dimensões individuais e sociais, pois a transformação do
cristão, que suplica que a verdade de Jesus se torne vida nele, aonde conduzirá
a sociedade inteira para a sua consumação. O Reino de Deus toca no coração do
homem, que convida à conversão e, a partir daí alcança a salvação em Deus através do perdão.
Segundo a Bíblia no livro de Marcos (2:7-11),Vimos
os fariseus acusando Jesus de blasfêmia. "Por quê fala ele deste modo?
isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?... Jesus...
disse-lhes: ... Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: estão perdoados os teus
pecados, ou dizer: levanta-te, toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais
que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse
ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa.”. (BIBLIA N.T., Mateus
2:7-11)
Porém,
quando somos feridos, abusados, ou insultados a reação da "carne" a
natureza caída é revidar. Nós maquinamos revanche, ou nos afundamos em
amargura. Isto é "humano". Mas Deus requer perdão, senão Ele não nos
perdoará. Se não quisermos - ou não pudermos - perdoar, então não há razão para
orarmos por perdão, porque Deus nos disse claramente que não o receberemos.
Também não adianta evitarmos o assunto nos distraindo com obras religiosos, ou
louvores a Deus quando nossos corações estão cheios de pecado.
Mckenzie (1983.p.68):contextualiza perdão como um ato de arrependimento
na vida de uma pessoa, quando o ser humano sente no coração a vontade de
perdoar ou pedir perdão por erros cometidos,e porque, ele já se arrependeu na
presença de Deus então houve uma mudança de idéias, mudança de atitude:
E onde
estão agrupadas diversas idéias relacionadas entre si: mudança de “mente” ou mudança
“coração”,i. é, mudança de intenção, de disposição, de atitudes; pesar;
conversão; dor por causa do pecado.Arrependimento no sentido de uma mudança de
intenção é por antropomorfismo, atribuído ao próprio Deus no AT. Iahweh “se
arrepende” de seu plano de castigar com a peste (1Cr 21:15); de sua criação do
homem(Gn 6:6), da eleição de Saul como rei (1Sm 15:11). A parábola de Jeremias
a respeito do oleiro(Jr.18:8-10), é
explicada para significar que a determinação de Iahweh em punir não é
irreversível; se o homem volta de seus caminhos maus, Iahweh “se arrependerá” de
seu propósito de puni-lo. O Antropomorfismo não impõe em esquema fixo, e em
outras passagens diz-se que Iahweh decide sem arrependimento; isso significa
sua intenção de punir (Jr. 2:28) (MACKENZIE,1983)
O
texto acima expressa alguns fatores relevante da conversão ser um ato de mudança, quando
o arrependimento entra na vida do homem acontece mudança. Se o homem
arrepender-se dos seus pecados, eles lhe serão perdoados e lavados pelo sangue
de Jesus Cristo. Através do sangue de Jesus há remissão de pecados (BIBLIA N.
T.Efésios 1:7; Colossenses 1:14).
Com efeito, foi com este propósito que
Jesus Cristo, Deus manifestado em carne, veio a este mundo e morreu na cruz do
Calvário. Deus lhe predestinou antes da fundação do mundo para ser o sacrifício
perfeito, sem mácula, por nossos pecados (BIBLIA. N.T.1 Pedro 1:18-21).
Deus sendo onisciente, sabendo todas as
coisas, sabia que o homem cairia em pecado. Mas Ele tinha um plano para redimir
o homem do pecado e Ele pôs seu plano em andamento. Tudo o que o homem precisa
fazer é aproveitar a obra que Cristo realizou na cruz do Calvário.
Regeneração - O conceito que remete
à iniciação do cristão como nascimento para uma nova vida. O termo tem pouca
ocorrência no Novo Testamento fora de João e 1 Pedro
e não tem antecedentes no Antigo Testamento McKENZIE (1983.p.711).
A
palavra traduzida para ‘regeneração’ acha-se somente duas vezes no N.T. (Mt
19.28) “ Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me
seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua
glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de
Israel”. (BÍBLIA, N.T.,Tt 3.5)[..]
ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. o
primeiro texto refere-se ao novo estado de coisas, que terá a sua realidade na
segunda vinda de Cristo. o outro refere-se à presente vida espiritual do
crente, e é considerado como o primeiro dos meios pelos quais a misericórdia de
Deus nos salva:A lavagem da regeneração e a renovação do Santo Espírito. Mas, em 1 João são
esclarecido alguns pontos concernente a Regeneração:
Em primeira João, são nascidos de Deus os que
praticam a justiça (2.29), que Amam ao próximo (4,7), que crêem que Jesus é o
Messias (5,1).Como fruto da regeneração, aqueles que nasceram de Deus não
pecam; dado que não podem pecar, porque são gerados por Deus (3,9,5,18; a
regeneração oriunda de Deus eleva-se ao nível de Deus, para quem o pecado é
impossível. Em virtude de sua regeneração, eles vencem o mundo(5,4), como Jesus
venceu o mundo(Jo1,33). No Evangelho de João, nasceram de Deus os que crêem em seu
nome; eles não nasceram do sangue, i.é, não se distinguem pela origem da raça
humana, como judeu e gentio, nem pela carne, i. é, pela copulação humana, nem
pela vontade do homem i.é, pelo desejo carnal, mas por Deus (Jo 1,13).Eles
vivem a vida nova e a natureza nova de origem divina. (McKENZIE,1983.p.711)
A regeneração e o ato de
transformação do caráter humano, ou seja, é o um novo nascimento em cristo
Jesus, segundo o livro Tito (3:5). O batismo é o banho de regeneração e
renovação mediante o Espírito Santo.
Para entendermos verdadeiramente o que
é regeneração o texto de (1João5:1) explica que como um fruto da regeneração,
então aqueles que se convertem ou nascem de Deus não podem mais viver em
pecado.
Santificação - Santificação conforme a nossa
pesquisa trata-se verdadeiramente no sentido mais completo na sua relação com
Deus. Porque ele é santo e toda a sua santidade e de suas criaturas é espelhada
na santidade dele. Todavia a santificação pode apontar para a idéia de separar
ou consagrar.(Autor)
Segundo Josadak. (2008), santidade
nova maneira de viver interna e externamente. Estes passos estão na ordem de
dependência entre si, pois não há arrependimento sem fé; conversão, sem
arrependimento, santificação, sem conversão.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a caridade,
é alma da santidade (826): é alma da
santidade a qual todos são chamados. Ela dirige todos os meios de santificação,
dá-lhes forma e os conduz ao fim (Catecismo.826, p.237) cruz caminho para a
santidade (205): o caminho da perfeição passa pela cruz.Não existe santidade
sem renúncia e sem combate espiritual(Catecismo. 2015,p.532).Estado de
santidade original e pecado (375): interpretando
de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo Testamento
e da tradição, a Igreja ensina que nossos primeiros País, Adão e Eva, foram
constituídos em um estado “Santidade e de justiça original
(Catecismo.375,p.107).
Santidade de Cristo (459): o verbo se
fez carne para ser nosso modelo de santidade: “Tomai sobre vós o meu jugo e
aprendei de mim...”(BÍBLIA, Mt.11:29. “Eu sou caminho, a verdade e a vida,
ninguém vem ao Pai a não ser por mim”.(BÍBLIA, João.14:6).
E o Pai, no monte da transfiguração, ordena “Ouvi-o” (BÍBLIA, Mc.9:7). Pois ele é o modelo das Bem-aventuranças
e a norma da Nova lei: “Amai-vos uns aos outros como eu vós amei.” (BÍBLIA, João:.15:12).
Verdadeiramente, a santidade e um dos
fatores que acompanha a vida de um cristão que verdadeiramente converte-se a
uma religião. Porque o nosso Deus e Santo e verdadeiro, então aquele que se
converte ele passa ser amigo de Deus.
3 - A NECESSIDADE DA CONVERSÃO E OS EFEITOS QUE ELA
TRAZ PARA A VIDA
Segundo STANLEY (1984, p.3)
a urgência da conversão se encontra na velocidade em que a vida se dirige para
a construção ou para o caos.
O homem, deve procurar a mudar
o seu caráter, porque, sem arrependimento dificilmente ele consegue seus
objetivos de conversão, certamente se o homem conhecer a verdade que encontra-se em Jesus Cristo o Filho do Homem,
hoje o evangelho e pregado na igreja como o caminho que leva aos céus, ou nas
comunidades, apesar de a igreja ser uma instituição marginalizada que não
recebe recursos do Governo, mais mesmo
assim elas tratam as vidas através do ensinamento bíblico, ela recebe muitas
criticas, mas não tem rivais na obra da redenção humana.
3.1 A NATUREZA DA
CONVERSÃO
A natureza da conversão, segundo o nosso ponto de vista e,
quando o homem aprende a perdoar aqueles que lhe ofende e arrepende-se de seus
pecados e passa a ser amigo de Deus. O apostolo Tiago, explica em sua carta no
Capitulo 4.4 que diz: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é
inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se
inimigo de Deus. Para sermos amigo de Deus temos que nós arrepender-se de
nossos pecados, para começarmos uma nova vida em Cristo Jesus. A Bíblia nos
mostra através do Apóstolo Paulo em 2 Coríntios “5.17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova
criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Mas, para
acontecer novas coisas em nossas vidas, precisamos arrepender-nos verdadeiramente
e não emocionalmente.
A palavra arrependimento aparece
freqüentemente em Apocalipse 2 e 3 de um modo particular. Lá, o Senhor estava
lidando com as obras do passado. Ele estava chamando os homens a ter um ponto
de vista diferente no que se refere às suas obras passadas. Apocalipse 2:5 diz:
“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras
obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não
te arrependas”. (BIBLBIA, N.T. Apocalipse 2.5). O Senhor disse isso porque eles
tinham deixado o primeiro amor. Não praticavam as primeiras obras. Eles tinham
de se lembrar de onde tinham caído. Isso é arrependimento. Depois disso, tinham
de voltar às primeiras obras que é alguma coisa do futuro. Uma pessoa precisa
se arrepender do que fez no passado. As obras no futuro são um assunto
completamente diferente.
No Livro de Apocalipse no
versículo 2.16 diz: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e
contra eles pelejarei com a espada da minha boca”. (BIBLIA,N.T. Apocalipse
2.16):
“O
versículo de Apocalipse 2.21 diz: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela,
todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição”. Ela cometeu fornicação,
mas não considerou isso algo impróprio. O versículo 22 diz: “Eis que a prostro
de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se
arrependam das obras que ela incita”. Isso novamente nos mostra que eles tinham
de se arrepender das obras passadas. Se não se arrependessem Deus iria lançá-los
em grande tribulação”. ( JONES, 1984, p25)
Stanley Jones (1984), fala da conversão como
uma necessidade vida de dentro do ser. Esta
necessidade não é uma imposição do exterior, mas do interior. Ela é inerente e,
portanto, dela não há como fugir:
A fé
cristã introduziu neste vasto processo
universal de conversão um tipo específico: a conversão cristã.Quando você
consegue esse tipo de conversão, você é introduzido ao mais alto tipo de vida
no céu ou na terra – o Reino de Deus. A conversão cristã é a conversão no seu
sentido mais elevado. Para torná-la clara, precisamos examiná-la e excluir na
mesma tudo que lhe foi acrescentado e vê-la como Jesus a apresentou. Já vimos
que não podemos confundir conversão com proselitismo, o qual Jesus repudiou, pois
o proselitismo é a mudança de um grupo para outro sem a necessária mudança de
caráter e de vida.
Segundo a BILBIA:
A conversão não acontece
através da vontade da carne, ou através de chicoteamento, sacrifício como
carregar pedra, e outros objetos, ela acontece através do arrependimento
através da fé que são os benefícios para a salvação.
Jesus declarou em “mas, a todos
quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus; a
saber, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue nem da
vontade da carne, nem da vontade de homem, mas da vontade de Deus”(BIBLIA, N.T.
João 1;12-12).
Dentro deste contexto bíblico, Jesus
nos mostra o novo nascimento, porque a conversão não vem da vontade do homem.
Nenhum homem pode converter-se a sim mesmo, ela vem diretamente de Deus. E ele
mostra o caminho á conversão através de sua palavra: “Em verdade, em verdade te
digo Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
(BIBLIA. N.T João 3:5). Analisando e refletindo neste texto o que significa
“nascer da água” significa entra-se em comunhão exterior, a igreja, através da
confissão em Jesus Cristo e através do Batismo. O “nascer do Espírito”
Significa receber um ato de regeneração, ter um novo comportamento e mudança de
caráter na vida pelo impacto do Espírito Santo sobre o nosso corpo. Porque
alguns são “nascidos da água”, mas não são “nascidos do Espírito.
3.3 - OS FRUTOS DA CONVERSÃO
O significado dos frutos da conversão em meu
ponto de vista, e quando o homem recebe a nova natureza em Cristo Jesus, então,
surge à nova natureza. Segundo o Apostolo Paulo, para surgir os frutos, o homem
tem que se despir-se do velho homem e renovar a sua mente, e depois da
conversão começa o revestido do novo homem, então os frutos começa aparecer na
vida do homem que se converte. (Autor)
No momento em que Cristo vem morar em nos, a
nova natureza cria vida, o Espírito de Deus passa a morar dentro de nós, o
nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo. Segundo Apostolo Paulo,
escreve aos Gálatas:
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a
Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito
de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não
é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por
causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós
o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que
ressuscitou a Cristo Jesus dentre os
mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em
vós habita. (BIBLIA. N.T.Romanos 8:8-11).
Como sabemos que estamos dando
frutos, a resposta está em Gálatas (5:22-25):
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra
estas coisas não há lei. E os que são Cristo Jesus crucificaram a carne, com as
suas paixões e concupiscências. Se vivermos no Espírito, andemos também no
Espírito. Não nos deixemos possuir de vangloria, provocando uns aos outros,
tendo inveja uns dos outros. (BIBLIA. N.T.Gálatas 5:22-25).
Segundo STANLEY (1984): na conversão existe
três níveis, o fruto, a transformação, mudança básica, na vida de uma pessoa:
O primeiro fruto
da conversão é o fruto é o fato de uma relação modificada com Deus. “ O
vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho” (Ap.
21.7). Ter esta relação alterada com Deus lhe dá uma relação alterada consigo
próprio – com seu irmão, com a natureza, com o universo. Agora o total da
realidade está atrás de você, o sustêm, o aprova, e o favorece.Você não está
mais trabalhando contra o grão do universo, está trabalhando com ele. A Segunda
transformação básica é a mudança de relações consigo mesmo. A terceira mudança
básica é uma relação modificada com outros. (STANLEY JONE, 1984, p.54)
3.4 - A RELAÇÃO ENTRE CONVERSÃO E EDUCAÇÃO CRISTÃ
A relação entre conversão e educação
cristã é que ambas são processo que juntas possui uma metodologia e definições
para transformar o caráter das pessoas, tanto no espiritual como o físico. Mas,
cada uma tem os seus conceitos e objetivos, por exemplo, na educação cristã
existem algumas definições:
Para Aranha (1989,p.49): Educação
cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e
baseado nas Escrituras. Procura guiar indivíduos a todos os níveis de
crescimento através de métodos do ensino em direção ao conhecimento e
vivenciado plano de Deus.
Segundo Pazmino (1989,p.96): a educação é o processo Cristocêntrico,
baseado na Bíblia e relacionado com o estudante, para comunicar a Palavra de
Deus através do poder do Espírito Santo com o propósito de levar outros a
Cristo e edificá-los em Cristo.
Para Calvino (1986,p.6). A educação cristã deve se fundamentar nas
Escrituras sagrada, Ele dizia que para alguém chegar a Deus, o criador, é
necessário que tenha a Escritura por guia e mestra. O verdadeiro conhecimento e
Deus estão na Bíblia. Isto porque, a Escritura é a única regra inerrante de fé
e prática da vida da igreja.
4 MATERIAL E MÉTODOS
A
pesquisa cujos resultados ora apresentamos, teve como metodologia a revisão
biográfica, onde a partir da consulta da literatura pertinente em livros,
revistas, Dicionário Bíblico, Dicionário Espiritualidade, Bíblia Sagrada
pudemos nos situar nossa pesquisa dentro da área de concentração, tomar ciência
do que até então se produziu sobre essa temática, bem como fundamentar nosso
trabalho. Também realizamos pesquisa de campo através da aplicação de
questionário com trinta perguntas, respondido por pessoas que reconheceram ter
passado por uma conversão religiosa.
Todo
o material coletado na pesquisa de campo passou por uma análise comparativa
tendo como base de comparação a fundamentação teórica. Os resultados apresentados
no próximo tópico.
5. CONSIDERAÇÕES E RESULTADOS
A
Discussão desse trabalho foi organizada em duas partes. As duas partes
correspondem a elementos onde serão analisados conforme a pesquisa teórica, do
estudo dos conceitos referente à conversão cristã.
Na primeira parte procuramos determinar
caminhos possíveis de articulação do conceito de conversão, isto é, busco
demonstrar os modos pelos quais os aspectos principais do tema emergiram
teoricamente. Através dessas discussões apresentamos nossa escolha teórica.
Nesse item consideramos alguns conceitos
para o estudo da conversão religiosa
mostrando o itinerário do conceito conversão
desde o universo bíblico até sua apropriação pela Educação Cristã e religiosa. Autores
como William James e Jones Stanley tratam a conversão cristã como uma experiência.
Obviamente, nosso enfoque não é somente mostra o que é conversão cristã, mas qual
o resultado que ela traz após a experiência Religiosa Cristã, testemunhos ou
argumentos dos autores consultados na pesquisa (Agostinho, Dermival Ribeiro,
Jonh L. Mckenzie, Jones Stanley, James William, Johannes e Stefano Tullio).
Então, através destes autores conseguimos entender do ponto de vista acadêmico conceitos
como conversão ou experiência religiosa, onde são elencados em tópicos e em conceitos da conversão, onde são: Conhecimento, Coração, Consciência, Perdão,
Regeneração e Santificação.
Na tentativa de situar a conversão
cristã como uma forma de objetividade social, ou seja, através da ação que os
indivíduos imprimem para alcançar seus objetivos, é preciso, de início,
discernir que conversão é uma experiência religiosa, onde o objetivo e migrar
para outra religião, ou correntes filosóficas onde receberam ensino místico ou
religioso.
Em se tratando de conversão cristã,
podemos dizer que a mudança para outra crença implica em abandonar ou
substituir elementos que foram incorporados no passado religioso da pessoa. A
mudança pode provocar no individuo a perda de um consenso ideológico da
comunidade religiosa do qual este elemento fazia parte, buscando assim novos
valores que possa aceitar mudanças de valores em sua vida cotidiana.
Após, analise das entrevistas realizadas com
as pessoas onde eles responderam um questionário com 30 perguntas o, que e
conversão e, eles procuraram definir seu processo de conversão. Uns disseram
que foi um milagre que aconteceu em sua vida, cura e transformação no seu caráter,
a partir dessas informações, tomamos como base a ciência e a religião, para
realizara a análise nos documentos, e verificamos se houve conversão ou se foi
emoção.
A
partir dos dados documentais, mostraremos os testemunhos das pessoas
entrevistadas que expuseram as suas experiências de conversão.
Conversão
de Santo Agostinho: Dentro deste contexto religioso temos a oportunidade de
fazer uma breve alusão a este caso marcante, referente á conversão religiosa de
Agostinho.
O
Livro as “confissões” de Santo Agostinho, apresentam um fenômeno sobrenatural
de sua conversão. Agostinho foi educado no Cristianismo, pela vontade de sua
mãe tornar-se um sacerdote, mas ao
completar désseis anos, ele foi enviado a Catargo, para terminar os seus
estudos, nesse período ele abandonou a fé e dedicou-se ao estudo da retórica.
Nessa ocasião ele tinha curiosidade pela
astrologia. Mais antes de completar os vinte anos teve uma concubina que lhe
concedeu um filho a qual o seu nome era
Adeodato, nascido em 373. Agostinho partiu para Roma, onde procurou
emprego como professor de retórica, mas não obteve êxito e recebeu um convite
para lecionar em Milão, onde foi atraído pelos ensinos eloqüente do Bispo
Ambrosio. Foi exatamente neste momento que tudo começou o seu processo de
conversão. Agostinho acabou por separar-se daquela que lhe havia dado um filho,
e esta, abandonou com muita relutância e
mágoa. No entanto, Agostinho teve plena percepção de que era incapaz de
observar qualquer espécie de abstinência sexual. E como foi a sua conversão: A
Sua Conversão aconteceu no ano 386, quando passava várias crises em sua vida,
Agostinho estava meditando num jardim sobre a sua situação espiritual, e ouviu
uma voz próxima à porta que dizia: "Tome e Leia". Agostinho abriu sua
Bíblia em Romanos 13.13,14 e a leitura trouxe-lhe a luz que sua alma não
conseguiu encontrar nem no maniqueísmo nem no neoplatonismo. Com sua conversão
à Cristo, ele despediu sua concubina e abandonou sua profissão no Império. Sua
mãe, que muito orara por sua conversão, morreu logo depois do seu batismo,
realizada por Ambrósio na Páscoa de 387. Uma vez batizado, regressou um ano
depois para Cartago, Norte da África, onde foi ordenado sacerdote em 391. Em Tagasta,
ele supervisionou e instruiu um grupo de irmãos batizados chamados de
"Servos de Deus". Cinco anos depois, foi consagrado bispo de Hipona
por pedido daquela congregação, onde permaneceu até sua
morte.
Daí até sua morte em 430 empenhou-se na administração episcopal, estudando e
escrevendo. (AGOSTINHO, Confissões, IN-CM, Lisboa, 2001).
Ao
analisarmos este documento referente à conversão de Santo Agostinho,
verificamos a sua vida, que a principio ele não era convertido, tudo indica que
ele era solteiro e que tinha uma concubina o qual ele coabitou e teve um filho
com ela, nome de seu filho Adeodato. Porém, depois de viajar a Roma, encontrou-se com o Bispo Ambrosio a que
foi atraído pelos seus ensinos, e separou-se de sua concubina e se batizou ao
cristianismo, então a partir de sua decisão houve crises em sua vida até chegar
à conversão.
Segundo o parecer de Jones (1984) ele diz que a verdadeira conversão e
quando o convertido toma uma nova
direção ou uma transformação de vida, isso aconteceu na vida do Bispo
Agostinho. Então essa investigação sobre Agostinho podemos entender que houve
uma verdadeira conversão, quando ele tomou a decisão após ouvir a voz quando
ele meditava no jardim, que disse para ele ler (Romanos 13:13,14), onde está
escrito: “
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem
em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.14 - Mas
revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas
concupiscências.” (BIBLIA, Romanos 13:13,14). Então, de acordo com analise cientifica
e religiosa, a conversão de Agostinho esta correta tanto nos padrões bíblicos e
científicos conforme autores que escreve sobre este assunto.
Conversão
de um Cristão Católico.
João, homem de 28 anos, 22 anos de conversão, profissão Mecânico. Segundo
a entrevista que realizamos, ele confessou ser de origem católica apostólica
Romana: “Venho de uma família de religião católica, fui educado na religião
católica. Freqüente assiduamente a igreja Católica desde a minha infância, sou
batizado, fiz a minha primeira comunhão e também sou crismado, até hoje congrego
na igreja Bom Jesus”. Perguntado sobre o motivo de sua conversão, fez
referencia a um evento ocorrido com sua filha. Segundo ele: ela foi acometida de uma doença chamada
pneumonia aguda, onde foi desenganada pelos médicos, onde ela estava internada
na UTI do hospital Santa Júlia, de onde os médicos me comunicarão que seria
preciso fazer uma operação na menina, mas, que seria preciso fazer o teste
pré-operatório e eu como um Pai cristão
que tenho fé em Deus, não permitir que fizesse o exame, porque, para realizar
este exame seria preciso retirar um pedaço do tecido interno de minha filha, e
eu não concordei. Foi, então que eu olhe para o céu e disse: Deus “eu entrego a
minha filha em tuas mãos” e eu cremos em Deus, é eu senti uma vontade de comprar
um remédio na drogaria e, comprei o remédio e mediquei a minha filha e automaticamente ela foi curada,
Hoje a minha filha tem 09 anos de idade, ela faz parte do grupo de teatro de nossa
igreja(JOÃO,2011).
Ele
então concluiu que:
Através da cura de minha filha, o senhor Jesus
transformou o meu caráter, tornando-me uma pessoa mais humana e mais humilde,
por que antes da cura dela eu era ignorante, não gostava de ler a bíblia
constate, mais a partir desse milagre na minha família, houve uma transformação
em minha vida é eu passei verdadeiramente a examinar a palavra de Deus, eu, e
minha família vivemos felizes porque verdadeiramente temos Jesus em nossos
corações. (JOÃO, 2011).
Ao
analisarmos a entrevista do Sr. João, comparado com os autores, pesquisados
concluímos que seu testemunho demonstra que realmente passou por um processo de
conversão desencadeado por uma experiência de cura divina.
Como
já vimos segundo, Jones (1984), conversão significa um novo nascimento em
cristo, ou um principio de transformação, mudança de vida, atitude,
comportamento humano e espiritual.O que aconteceu
com o Sr. João, não foi uma conversão enquanto mudança de Igreja, mas de vida, comparado
aos conceitos de Jones, a intervenção divina (cura milagrosa da filha), marcou
a vida dele que até então mesmo tendo sido batizado não se configurava vida de
um convertido, porque a sua atitude não condiz com um novo nascimento. A doença
da filha levou o senhor João a lembrar que existia um Deus, e que ele podia fazer
o impossível acontecer na vida de sua filha. A cura da filha vivenciada como, um
milagre, desencadeou sua conversão ou mudança de vida, conforme seu testemunho.
O que,
verdadeiramente ficou esclarecido nesse testemunho, e que, este homem não era
um descrente e sim um cristão não convertido, o que faltava nele era exercitar
e examinar a palavra de Deus. E, através da cura de sua filha ele foi
transformado em alguns atos que não estava agradando a Deus. Porque, conversão
e um ato de transformação, mudança de caráter e tornar-se testemunha de Jesus.
Segundo a Bíblia (João 3:5), diz que,
aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Conversão de um Cristão Evangélico.
Manoel, homem de 45 anos, 08 anos de
conversão, profissão Marceneiro. Segundo a entrevista que realizamos.
Ele confessou ser de origem Evangélica
Pentecostal:
Veio
de uma família de religião Evangélica denominação Deus e Amor, fui educado na
religião Evangélica. A minha conversão aconteceu quando eu tinha 37 anos de
idade, eu era homossexual, lembro-me quando chegava a noite eu vestia-me de
travestir e ficava na esquina para marcar programas com outros homens, tinha
uma vida de perseguições, quando as pessoas olhavam para mim, eles logo diziam
e bem filho de macumbeiro, Pai de Santo,
deve ser filho de católico ou e espírita, digo-lhe, não tenho nada contra os
católicos ou espíritas, eles são pessoas com uma mente maravilhosa.Gostaria de
testemunhar dizendo, que homossexualidade não é uma doença, também não é um
terceiro sexo, o que eu posso afirmar que é algo muito forte e, que leva a
pessoa a se apaixonar por outra do mesmo sexo, mais, eu afirmo que tem cura
mediante a fé em cristo Jesus. Porque eu fui curado, hoje sou casado tenho
filhos e estou servindo a Jesus na congregação que o meu pai era Pastor, homem
que orou muito por mim, ele sempre me buscava na esquina, sempre me dizia, meu
filho eu te amo e Jesus também lhe ama, um dia o senhor libertara você desta
vida. E verdadeiramente o Senhor Jesus ouviu as vossas orações do meu Pai e me
libertou do homossexualismo. Porém devemos sempre acreditar no evangelho, onde
o senhor diz conheceres a verdade e a verdade voz libertara. (JOÃO,
2011)
Outros
Aspectos relevantes que destacamos em nossa pesquisa foi à ralação entre
conversão e Educação Cristã:
A partir da fundamentação teórica e das
analises documentais de testemunhos de conversão, estabelecemos
a relação entre conversão e educação cristã.
Esse método
comparado com o documento de conversão de Agostinho tem a ver com a Educação Cristã,
Nos primeiros estágios de sua vida ele não era convertido, mais, a partir de sua
decisão como pessoa ele foi batizado, primeiro ato de reconhecimento público,
ele começou a dar bom testemunho, depois de sua conversão ele passou a estudar
nas Escolas Teológicas e galgou conhecimento cristão, ate colar grau em Teologia,
onde mais tarde ele foi professor de retórica e filosofia em Roma, com o
acúmulo de conhecimentos religiosos
foi consagrado bispo de Hipona por pedido daquela congregação, onde permaneceu
até sua morte.
No
Segundo Testemunho do entrevistado o Senhor João, conforme nossa analise o que houve
foi transformação do seu caráter porque ele já era membro da Igreja católica. O
que estava faltando era o seu caráter ser transformado. Isso aconteceu com a
doença de sua filha, que levou ele a exercitar a sua fé, e houve um resultado e
sua filha foi curada.
No
Terceiro Testemunho do entrevistado o Senhor Manoel, conforme nossa analise realmente
ele converteu-se, ou seja, houve uma mudança de caráter e transformação em sua
vida sexual e profissional, porque antes ele era travestir, depois de sua
conversão ele tornou-se marceneiro, casou-se e construiu uma família e passou a
congregar na igreja que seu Pai pastoreava quando era vivo.
Segundo
a Bíblia (Atos 2:38; 17:30) Atos
2:38 “ E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito
Santo;”. Atos 17:30: “Mas
Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os
homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porém, o texto de (Atos 2:38, e 17:30), mostra
que e pelo arrependimento que alcançamos a verdadeira conversão,envolve morte
ao pecado (Romanos 6). A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem
que haver uma mudança de estilo de vida radical. A Bíblia usa termos como matar
o velho homem e revestir-se com o novo, e descreve com minúcias as mudanças
exatas que precisam ser feitas (examine Efésios 4:17-32; Colossenses 3). Maus
hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. —
precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o
amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do
arrependimento.
Todavia
o Senhor Manoel verdadeiramente se converteu ao cristianismo, porque segundo a
Bíblia todo homem que se arrepende de seus pecados alcança a misericórdia de
Deus.
6.
CONCLUSÃO
A Conclusão desse trabalho foi muito
proveitosa e apresentamos o posicionamento sintetizado da argumentação
desenvolvida no corpo do trabalho.
Em relação aos objetivos proposto neste
trabalho, ao explorar os aspectos da Educação Cristã é da conversão religiosa,
onde existe a possibilidade de tal experiência influenciar na construção de
valores morais e religioso.
Como
conclusão, sustentamos que a conversão cristã e uma transformação de vida e de
caráter, onde o homem toma conhecimentos através de estudos éticos morais e
filosóficos e a partir desta decisão ele e capaz de escolher qual a religião
que ele deve seguir.
O
trabalho apresentado demonstrou que podem existir relações entre a Educação
Cristã e a Conversão Religiosa, pois uma vez que a conversão envolve os
aspectos místicos do Cristianismo no individuo, esse individuo ao ser envolvido
com a religião, passa por processo de transformação e migra para outras comunidades religiosas,
onde desperta as emoções, modificando algo que poderá permitir novas
experiências ao individuo.
Portanto é relevante incentivar que sejam
produzidos mais trabalhos referentes á Conversão Religiosa na área do
Conhecimento Religioso.
REFERÊNCIAS
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variedades da experiência religiosas, São Paulo, Editora Cultrix,1995
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Bauer, Dicionário Bíblico – Teológico, Ed. Loyola, São Paulo, Brasil 2000
PINHEIRO, Manoel, Entrevista
Concedida em Manaus, em 28 de Fevereiro de 2014.
STEFANO; TULLO. Dicionário
de Espiritualidade, São Paulo: 2005.