Bem-vindo ao nosso site.

IGREJA EVANGÉLICA DO AVIVAMENTO DE DEUS EM MANAUS.

Faça-nos uma visita e seja abençoado com uma palavra de fé, a qual liberta, cura e salva

JESUS CRISTO TE AMA E NÓS TAMBÉM TE AMAMOS EM CRISTO JESUS.

ENCONTRO DE PRINCÍPIOS - 23-24 E 25/03/2012

Um encontro de líderes da igreja, no Brasileirinho-Manaus-AM.

SANTA CEIA - ENCONTRO DE PRINCÍPIOS 2012

No encontro em memória de Cristo Jesus, fizemos a Santa Ceia.

2012 - ANO DOS MILAGRES

A profecia deste ano 2012 - Ano Profético, este ano é o ano dos milagres.

Membros da Igreja

Nossa Família em Cristo Jesus, esta crescendo a cada dia; faça parte você também e faça uma visita...

Ministério Apostólico YHWH RAPHA

A IGREJA EVANGÉLICA DO AVIVAMENTO DE DEUS EM MANAUS.

sábado, 31 de maio de 2014

MULHER DE VISÃO "ABIGAIL"


MULHER DE VISÃO "ABIGAIL"

NABAL E ABIGAIL - SAUL É POUPADO OUTRA VEZ
I SAMUEL 25:1 a 27:7

Davi e os seus homens desceram para o deserto de Parã. Fica ao nordeste da península do Sinai, ao sudoeste da terra de Canaã.
Nabal (insensato), fazendeiro abastado, morava em Maom e tinha terras em Carmelo: esta era uma localidade um quilômetro e meio ao norte de Maom, não o monte Carmelo que fica bem mais para o norte. Ele era um homem de mau caráter, duro e maligno em todo o seu trato, alcoólatra.
Sua esposa Abigail, por sua vez, era sensata e formosa, e temente a Deus.
Duas personalidades opostas. Davi e seus homens tinham sido bons para os pastores de Nabal, quando apascentavam os rebanhos no campo entre eles, dando-lhes proteção de dia e de noite. Sabendo que Nabal havia vindo até Carmelo para a tosquia, Davi mandou dez dos seus homens até lá para pedir-lhe mantimento. Davi e seus homens haviam protegido os rebanhos e a propriedade de Nabal em troca de provisões, e o dia do pagamento havia chegado. Mas Nabal insultou Davi e os seus companheiros, fingindo não conhecê-los, e recusou dar-lhes qualquer coisa.
Quando os mensageiros voltaram e contaram isto a Davi, ele ficou indignado. Imediatamente tomou consigo quatrocentos homens armados e se dirigiu para o Carmelo, resolvido a matar Nabal e todos os seus homens.
Um dos moços de Nabal, sabedor do que estava acontecendo, correu para contar tudo para Abigail, a fim de que ela tomasse as necessárias providências, uma vez que ninguém podia falar com seu marido.
Abigail imediatamente preparou provisões generosas e foi encontrar Davi e os seus homens quando passavam perto de onde ela morava, a caminho de Carmelo. Com muita humildade ela se prostrou com o rosto em terra diante de Davi, lançou-se aos seus pés e pediu que não se importasse com Nabal, que era louco, nem se vingasse com as suas próprias mãos pelo insulto que havia sofrido dele.
Ela assumia toda a responsabilidade, e lhe trouxe o presente para ser distribuído aos moços de Davi. Pediu perdão pela transgressão dela (tomando para si a culpa do marido), para que ele não carregasse um peso em sua consciência quando chegasse ao trono de Israel, por ter se vingado com suas próprias mãos.

No versículo 29 a figura de linguagem é extraída do costume de se amarrarem objetos valiosos num feixe para protegê-los de algum dano. Deus cuida dos Seus como um homem dos seus tesouros. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nos foi dado beber de um só Espírito (1 Coríntios 12:13). Todos os que cremos fazemos parte de um só corpo - o de Cristo - pela fé. Estamos em Cristo e não há condenação para os que estão em Cristo. Fazemos parte deste "feixe" com o Senhor Jesus Cristo.
Diante daquelas amplas provisões, e da humildade e sábias ponderações de Abigail, Davi caiu em si e reconheceu que o SENHOR é que a havia enviado ao seu encontro, impedindo que ele derramasse sangue. Ele recebeu o que ela havia trazido e atendeu à sua petição, mandando-a de volta para casa em paz. Como Davi, devemos estar sempre prontos a ouvir conselhos sábios e ter o controle próprio para corrigir ainda em tempo os impulsos que nos levam a praticar o mal.
Enquanto isso, Nabal havia voltado para casa onde ele fez um banquete, como banquete de rei: o que contrasta fortemente com sua recusa de víveres para Davi e seus homens, que haviam contribuído para a preservação dos seus bens. E embriagou-se.
Quando na manhã seguinte Nabal soube o que Abigail havia feito, ele aparentemente ficou paralisado por causa de um ataque cardíaco ou um derrame, morrendo dez dias depois, ferido pelo SENHOR.
Davi louvou ao SENHOR por ter impedido que ele tomasse a vingança em suas próprias mãos e por ter executado Nabal pela ofensa que lhe fora feita. Recebeu ainda um grande presente: informou Abigail que desejava tomá-la como mulher e ela consentiu. Sem dúvida ele não só apreciou a sua formosura, mas também o seu caráter e fé no SENHOR.
Infelizmente, Davi foi além e tomou outra mulher para si, chamada Ainoã. A poligamia é oposta ao ideal divino para o casamento (Gênesis 2:24), mas não era proibida na lei de Moisés, sendo a bigamia até admitida (Deut. 21:15-17). Freqüentemente resultava em muita dor e sofrimento, tendo Davi experiência disso mais tarde. 0 seu primeiro casamento, com Mical, a filha de Saul, havia sido desfeito pois o rei a deu como esposa para outro homem.
Novamente os zifeus foram até Saul para informá-lo onde Davi se encontrava. Esquecendo seu juramento anterior, Saul reuniu três mil homens escolhidos de Israel e foi buscá-lo.
Davi ficou no deserto. Ele era um bom guerreiro, conhecia bem o território, e contava com soldados leais dispostos a morrer com ele ou por ele. Saul não conhecia o território, e não tinha motivos para confiar na lealdade dos seus soldados. Davi mandou espias para verificar se de fato Saul tinha vindo atrás dele - parecia incrível! Davi era tão senhor da situação que pôde ir pessoalmente ao lugar onde Saul havia se acampado e ver onde Saul e o comandante do seu exército estavam deitados.
Davi voltou outra vez, de noite, com seu sobrinho Abisai, e foi até onde eles estavam dormindo. Abisai disse que Deus havia entregue Saul nas mãos de Davi, e que ele, Abisai, poderia matá-lo ali mesmo em um instante com um só golpe de lança.
Era outra prova para Davi: podia agora eliminar aquele que desejava a sua morte. Mas Davi decidiu deixá-lo vivo para que ele morresse, ou por ação direta do SENHOR, ou por morte natural, ou em batalha. Ele conhecia Aquele que disse: "A mim pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo…" (Deuteronômio 32:35).
Antes ele estava disposto a matar Nabal e todos os seus homens. Agora recusava eliminar seu inimigo mais ferrenho. A diferença era que este havia sido colocado em sua posição de autoridade por Deus, e Davi se submetia a ele mesmo com risco da própria vida.
Abisai acatou a decisão de Davi e voltou com ele para o seu esconderijo, levando apenas a lança e a bilha d'água da cabeceira de Saul. Ninguém percebeu que tinham estado ali porque um profundo sono veio sobre todos eles da parte do SENHOR.
Desta vez Davi se pôs no cume do monte com uma boa distância entre ele e o exército de Saul, e de lá bradou de forma que todos ouvissem, chamando Abner, o comandante do exército de Saul Despertando do sono, Abner não entendeu a princípio o que estava acontecendo. Davi, sem se identificar, repreendeu-o por não ter mantido vigilância, permitindo que alguém chegasse até Saul: era uma falta grave, digna da pena de morte. E lhe mostrou a lança e a bilha d'água que havia levado. Abner ficou desmoralizado.
Saul percebeu que a voz era de Davi e falou com ele. Davi indagou por que Saul o estava perseguindo: se fosse a vontade de Deus, Davi ofereceria um sacrifício expiatório a Ele; se fossem outros homens, eles seriam malditos porque o estavam afastando da sua terra como que obrigando-o a servir a outros deuses.
Saul reconheceu o seu pecado e loucura e pediu que Davi voltasse. Mas Davi apenas disse que queria que a sua vida fosse tão preciosa diante do SENHOR quanto a vida de Saul tinha sido para ele.

Saul o abençoou e cada um seguiu o seu caminho. Não se encontraram mais

CONVERSÃO E EDUCAÇÃO CRISTA

CONVERSÃO E EDUCAÇÃO CRISTÃ

JOSE OSIEL COSTA
Professor-Tutor Externo: JOÃO LOPES
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Teologia (TEO 0024) – Trabalho  de Graduação

APROVAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

Resumo:
O objetivo deste estudo alguns aspectos da Conversão Cristã, ao investigarmos buscamos compreender o processo de uma verdadeira conversão, e as mudanças que ela opera na vida de um convertido. Assim, analisaremos através de pesquisa realizada a partir de dados coletados por entrevistas com pessoas que já se converteram e que se dispusera a dar seu testemunho, através de questionário com perguntas sobre o tema e “conversão religiosa”. Essa pesquisa foi realizada a partir de dados coletados questionários aplicados a pessoas que chegaram à conversão através da pregação do Evangelho cuja religião e o Cristianismo. O local onde foi realizada a, pesquisa foi na comunidade Cidade de Deus, após o trabalho de coletas de dados com as pessoas, Nós fizemos uma minuciosa analise nas respostas dos entrevistados e comparamos com os estudos dos autores Como Stanley Jones, William James, Josadak Lima e outros. É importante afirmar que a conversão e mudança de caráter, e transformação de vida, e uma nova aprendizagem, conforme a educação cristã. E deixa o homem mais próximo de Deus através da meditação da oração e do conhecimento da palavra de Deus.

Palavras-chave: Educação Cristã. Religião. “Conversão”.

1.  INTRODUÇÃO
        O presente Trabalho tem como objetivo apresentar o tema conversão cristã. E um assunto que tem chamado muito atenção de muitos pesquisadores, especialmente de Educadores Cristãos, que tentam descrever este fenômeno chamado de Conversão Religiosa, onde o cristianismo este inserido nos mais variados continentes como, povos raças e nações. Então, o foco de nossa pesquisa é descobrir verdadeiramente o que é Conversão Cristã. Essa pesquisa enquadra-se dentro da área de concentração de Educação Cristã que tem como objeto de pesquisa tema como conversão religiosa cristã e que tratam dos fundamentos da educação geral e cristã, onde cumpre o papel de discutir as suas dimensões históricas e religiosas. 
        A Fundamentação teórica se baseia no uso de autores que já escreveram sobre o tema, como Stanley Jones, William James, Josadak Lima, Jon L. McKenzie e outros. Onde esses estudiosos propõem, por meio de importante trabalho de pesquisa, teoria especifica que norteiam a compreensão da Educação Cristã com a conversão Religiosa.
         A Metodologia adotada na pesquisa: Qualitativa e os procedimentos foram descritivos com base em bibliografia de autores já citado anteriormente, é os Métodos utilizados na pesquisa foram: entrevistas, questionários com quinze perguntas sobre o que é conversão cristã.
        
         Também, definimos a estrutura do trabalho. Definiremos como a conversão cristã age na vida de uma pessoa, onde serão transcritos os conceitos e métodos de conversão, que é uma transformação de vida ou mudança de religião ou seita. Na primeira parte do trabalho, discutimos o conceito de Conversão religiosa, a seguir verificamos as formas que norteia a conversão dentro do Cristianismo Cristão. Na segunda parte, descrevemos sobre os fatores e características que leva o homem a uma verdadeira conversão cristã como: A necessidade da conversão e os efeitos que ela traz para a vida e, serão divididas em tópicos: A natureza da conversão, os frutos da conversão, os efeitos da conversão sobre a Saúde e, outros aspectos relevante que serão destacados na pesquisa entre conversão e Educação Cristã. Finalmente, apresentamos as considerações finais e lista de referências usadas para a elaboração do trabalho.
 
      Conversão cristã, segundo o Grande Dicionário Unificado da Língua Portuguesa (RIBEIRO, 2010 p.196), pode ser um Ato ou efeito de converter (-se), pode ser ainda passagem de uma crença a outra. A conversão foi o tema escolhido para este artigo, uma vez que é apresentado como o acontecimento central da experiência religiosa onde existe um mix de religião.
      Conforme Stefano de Fiores. (2005.p.200): O termo conversão é polivalente; usa-se com múltiplas acepções. Em sentido geral indica mudança de vida; deixar o comportamento habitual e antes para empreender outro novo; prescindir da busca egoísta de si mesmo para pôr-se a serviço do Senhor.
       Conversão é toda decisão ou inovação que de alguma maneira nos aproxima da vida divina e nos torna mais conformes a ela. Todavia quando refletimos que conversão não é somente á uma religião, mas, e uma transformação de caráter na vida de uma pessoa, e porque, existem vários tipos de conversões como: conversão antropológica, conversão dos pagãos, conversão do cristão, conversão na ação pastoral e conversão à vida mística.
        Mas, na realidade muitos ainda não conheceram este processo de transformação que e a conversão, porque e um assunto um pouco complexo e exige muito cuidado ao tratar-se deste assunto de pesquisa. Para contextualizarmos biblicamente o que é conversão, logo encontraremos na bíblia vários textos referentes à transformação. Transformação na Bíblia, conforme este texto: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. (BIBLIA, Salmos 51: 10-12) .

Segundo Johannes (1973) Conversão: Significa obediência à vontade em Deus (BÍBLIA, A.T, Ósseas. 6:1-6) e confiança em Deus, renuncia a todo socorro terreno e humano. Negativamente, a conversão significa afastamento de todo o mal, como sublinha particular-mente.
        
        Todavia, antes de falarmos da relação entre conversão e educação cristã, e dever de todo brasileiro conhecer a legislação de nosso País. No Brasil, é perceptível a preocupação dos legisladores e governantes com a questão das minorias. Há um considerável esforço para garantir os direitos de tais grupos marginalizados, citamos a questão indígena, a mulher, o negro, os deficientes físicos e mentais, todas essas classe de pessoas estão garantindo os seus direitos. Mas, sobre a educação cristã ainda existem alguns empecilhos para ser executado, primeiro porque o nosso País e um país laico e, não um pais religioso. A questão laicidade firmou-se nas demais constituições brasileiras, sendo observada atualmente no artigo 19 da constituição de 1988, que diz: “Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;II – recusar fé aos documentos públicos; III – criar distinções entre brasileiro ou preferências entre si.” (BRASIL,1988). Então, mediante a nossa constituição somos livres para celebramos cultuo e participar de qualquer religião. Cabe aos cristãos examinar as escrituras e nos converter dos nossos maus caminhos. Porque, o governo não pode interferir nas instituições religiosas e em suas liturgias e cerimônias. Também no artigo 5º diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualmente, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (BRASIL,1998).

2.1 – A CONVERSÃO NA VIDA DO HOMEM
        Ao definir o que é Conversão na vida de uma pessoa através da religião cristã, podemos dizer que e uma transformação de caráter pessoal, para uma vida espiritual renovada e saber discernir entre o que é sagrado e o que é profano. Existem três passos para uma conversão, segundo Jones, (1984,p.16) ser convertido em uma nova direção; tornar-se como criança em um novo espírito; entrar no reino de Deus em uma nova esfera de vida, estes três passos dão a essência da conversão.
         Ao investigar os estudos de Jones, (1984), fizemos uma reflexão para entender o que é conversão, concluímos que um ato de converter, nascer de novo. O que significa em um novo nascimento ou princípio de transformação, mudança de vida, atitude, comportamento humano e espiritual. Todavia quando isso acontece na vida de uma pessoa e, a demonstração recíproca de uma verdadeira conversão, ou seja, aceitou Jesus em sua vida.
         James (1995) faz uma referência sobre conversão à luz da Psicologia dizendo: Segundo ele, as idéias, metas, e objetivos de um homem formam diversos grupos e sistemas internos, relativamente independente uns dos outros, ele ilustra que essas mudanças de metas são comuns em nossa vida cotidiana, mas não pode ser chamadas de transformação ou conversão.
         Então, a necessidade de investigar a Bíblia vem através de Jesus, que não nos deixou dúvidas quanto à necessidade de uma verdadeira, ou a necessidade do novo nascimento como um pré-requisito para entrar do Reino de Deus, quando ele disse a Nicodemos: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. (BÍBLIA N.T., João 3:5).
        A definição Bíblica em João, (BÍBLIA N.T., João 3:5), fala sobre o novo nascimento que é necessário para renovação de caráter e reconhecimento das bênçãos espirituais de Deus que reservado somente para os filhos espirituais. O homem que se arrepende e, aceita Jesus em sua vida  ele passa a ter um caráter curado, regenerado, ou seja, transformado em todas as áreas de sua vida. O homem que não conhece a Deus tem um caráter doentio, vive em pecados e delitos.
        Segundo a Bíblia este escrito “em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. (BÍBLIA,N.T., Jo.3.3). “ Se não vos converterdes e não vos tornardes como criancinhas, de modo algum entrareis no Reino de Deus.’ (BÍBLIA,N.T., Mt. 18.3).
         O que Jesus quis disser com a expressão “nascer de novo” e “converter-se. Ele, certamente estava nos chamando das trevas para a maravilhosa luz, onde ele mostra um grande exemplo de um mestre da lei chamado Nicodemos, ele conhecia a Tora mais não conhecia a salvação. E, ele fez uma pergunta: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (BÍBLIA, João.3.2). E Jesus sabiamente respondeu ao mestre da lei “ Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (BÍBLIA, João 3.3). Este diálogo e muito importante para nós estendermos o que é uma verdadeira conversão quando Jesus responde para Nicodemos, “ Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascimento da carne e carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

2.2 OS FATORES PARA UMA VERDADEIRA CONVERSÃO
       No Antigo Testamento existe uma definição de conversão coletiva segundo o livro de Jonas na cidade de Nínive, onde o povo foi convocado pelo rei daquela cidade a proclamar um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor:

O arrependimento dos ninivitas: Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor. Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tiraram de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre a cinza. E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do Rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água; tanto os homens como os animais, e clamarão cada um do seu mau caminho e da violência que há em suas mãos. (BIBLIA A.T., Jonas 3:5-8).

Ao analisarmos esse texto do livro de Jonas a luz da palavra de Deus, vimos uma ordem em direção a Jonas, mas em principio Jonas não deu importância para a ordenança de sua missão, após ele ter passado pelos percalços por causa de sua desobediência, ele obedeceu à ordem de Deus e chegou ate Nínive e proclamou dizendo ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Mas, o rei creu em Deus e levou o seu reino a proclamar um jejum, e arrependeram-se e se converterão cada um do seu mau caminho e da sua violência, o que fica esclarecido para os nossos dias e que conversão vem acompanhada de um verdadeiro arrependimento, como aconteceu na vida dos ninivitas, Deus tinha determinado que exterminasse aquele povo, mas quando ele viu o clamor do povo, diz o texto que Deus se arrependeu do mau que tinha dito lhes faria e não fez.
Então, a partir desses princípios descreveremos sobre os fatores que expressam uma verdadeira conversão, vimos através de nossa pesquisa à necessidade de explicitar esse assunto que nos permitirá analisar e emitir um juízo sobre os testemunhos colhidos de conversos, nesse sentido vamos analisar alguns conceitos bíblicos que simbolicamente remetem as atitudes de um convertido são: Conhecimento, Coração, Consciência, Perdão, Regeneração e Santificação.
Conhecimento – O conhecimento é um fator que indica o caminho para uma verdadeira conversão, porque sem conhecimento e impossível a pessoa converte-se há uma religião que professe o nome de Javé.
         Segundo a Bíblia A.T (Oseías 4:6) “O meu povo perece por falta de conhecimento”.
         Esse versículo é a mais pura verdade, sofremos, perecemos, choramos, quase morremos, simplesmente por não conhecer a palavra de Deus, por não ter conhecimento daquilo que Deus tem preparado para nós, por não sabermos as promessas que temos. Quando não lemos a palavra além de ficarmos fracos espiritualmente, ainda perecemos nas mãos de satanás porque não tomamos posse da palavra de Deus, porque não á conhecemos. Todos nós sabemos que “Deus nós ama” que “Jesus morreu por nós”.
E uma das ferramentas mais importantes na vida do homem onde ele deve buscar a ciência secular e em seguida buscar o conhecimento espiritual, não queremos dizer que a pessoa que não tem conhecimento não pode se converter, todos podem, agora com o conhecimento torna-se mais fácil as interpretações nos manuscritos sagrados e as doutrinas a qual o converso encontra-se, porque o mais importante, é a busca por Deus através da fé, porque, sem fé é impossível agradar a Deus. Então a partir destes conceitos sintetizamos o que é conhecimento:
Para (McKENZIE,1983.p.163). O conhecimento esta, na filosofia ocidental, que em última análise provém da Grécia, constitui uma apreensão intelectual da realidade, que se distinguia dos apetites sensitivos e intelectuais. Mas, nos modelos bíblicos de pensamento, as palavras que traduzimos por conhecer e conhecimento exprimem um grupo mais complexo de atividades psíquicas.
Segundo a Bíblia, conhecimento  significa fazer sentir, levar outra pessoa a experimentar algo bom. Vimos o que diz em salmo (BÍBLIA, Salmo 77:15) “ Com o teu braço forte resgataste o teu povo os descendentes de Jacó e de José”. (BÍBLIA, Salmo 98:2) “ O Senhor anunciou a sua vitoria e revelou a sua justiça às nações”.
Então, o termo conhecimento realmente e uma ferramenta de suma importância na vida de uma pessoa, seja física ou espiritual, ambas se completa na conversão cristã.
Coração - O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue. E o coração como espiritual:  Na Antiguidade, uma particularidade dos povos semitas era a tendência a localizar no coração a dimensão espiritual do homem.
Segundo Mckenzie (2011.p.167): O Coração é a fonte de pensamento, dos desejos e dos atos. Ele diz [...] Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração (BÍBLIA, Dt. 15:9). Os nossos planos ou propósitos encontram-se no coração. [...] “ Ela, porém, assim não pensa, o seu coração”. (Is.10:7).
Portanto para o povo de Israel, conversão inclui uma regeneração interior, uma mudança do coração que é uma transformação de caráter, segundo (BÍBLIA, Jeremias 31:32s) “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criarei em vós coração novo e espírito novo”.)
O coração e o primeiro lugar que recebe a transformação para um caráter de conversão e, principalmente quando nos confessamos os nossos pecados a Jesus Cristo.
O Apóstolo Paulo explica em uma de suas cartas aos Romanos. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para a salvação”.( BÍBLIA, Romano 10:10).
Para Johannes (1973) Coração no antigo Testamento -  É o interior que Deus vê (1 Samuel 16:7), onde coração e interior são sinônimos, onde e a sede das forças da alma, da inteligência, das faculdades espirituais do homem.
Então, o coração o lugar que Deus habita quando o homem se converte de suas atitudes mal e reconhece que Deus e a solução para a sua vida espiritual, muda seu caráter e suas atitudes.
Consciência – Esta categoria, segundos estudos, representa a responsabilidade de saber discernir o bem e o mal, porque a pessoa que tem consciência do bem, ela não comete mais atos de maldade, a sua alma abomina o mal, então torna-se uma pessoa de caráter na comunidade onde esta inserido.
 Segundo McKenzie (1983.p.166): O hebraico não possui uma palavra única para expressar a idéia de consciência, ao passo que, no Antigo Testamento, só pode ser encontrado em (BÍBLIA, Sb 17,11). “Com efeito a maldade é singularmente covarde e condena-se por seu próprio testemunho ; pressionada pela consciência, imagina sempre o pior”.
O Novo Testamento apresenta algumas referencia sobre consciência, por exemplo, Paulo diz: “Alguns cristão apresentam uma consciência fraca, isto é, pensam ser pecado comer carnes sacrificadas aos ídolos, o que não é certo; aqueles que têm uma consciência forte isto é, aqueles que estão mais bem informados têm o dever de não induzir essas consciências, mas fracas ao pecado”. (BÍBLIA,1CORINTIOS 8:7-12) .
         O escritor Lucas faz um comentário sobre consciência: “ Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens” (BÍBLIA, ATOS 24:6) .
        Assim, entendemos que o termo consciência indica o ato de saber a verdade, e não cometer coisas que desabone o seu caráter, tanto na sociedade, como na espiritualidade que a presença de Deus.
        Perdão - E um ato de arrependimento, onde a pessoa arrepende-se verdadeiramente de todos os seus pecados, então mediante o perdão a pessoa torna-se uma nova criatura e passa a fazer a vontade de Deus. Ao meditar na oração que Jesus ensinou aos seus discípulos ele disse Mateus (6:10) “Venha a nós o vosso reino”. A oração Pai-nosso traz em si dimensões individuais e sociais, pois a transformação do cristão, que suplica que a verdade de Jesus se torne vida nele, aonde conduzirá a sociedade inteira para a sua consumação. O Reino de Deus toca no coração do homem, que convida à conversão e, a partir daí alcança a salvação em Deus através do perdão.
      Segundo a Bíblia no livro de Marcos (2:7-11),Vimos os fariseus acusando Jesus de blasfêmia. "Por quê fala ele deste modo? isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?... Jesus... disse-lhes: ... Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: estão perdoados os teus pecados, ou dizer: levanta-te, toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa.”. (BIBLIA N.T., Mateus 2:7-11)
       Porém, quando somos feridos, abusados, ou insultados a reação da "carne" a natureza caída é revidar. Nós maquinamos revanche, ou nos afundamos em amargura. Isto é "humano". Mas Deus requer perdão, senão Ele não nos perdoará. Se não quisermos - ou não pudermos - perdoar, então não há razão para orarmos por perdão, porque Deus nos disse claramente que não o receberemos. Também não adianta evitarmos o assunto nos distraindo com obras religiosos, ou louvores a Deus quando nossos corações estão cheios de pecado.
      Mckenzie (1983.p.68):contextualiza perdão como um ato de arrependimento na vida de uma pessoa, quando o ser humano sente no coração a vontade de perdoar ou pedir perdão por erros cometidos,e porque, ele já se arrependeu na presença de Deus então houve uma mudança de idéias, mudança de atitude:
E onde estão agrupadas diversas idéias relacionadas entre si: mudança de “mente” ou mudança “coração”,i. é, mudança de intenção, de disposição, de atitudes; pesar; conversão; dor por causa do pecado.Arrependimento no sentido de uma mudança de intenção é por antropomorfismo, atribuído ao próprio Deus no AT. Iahweh “se arrepende” de seu plano de castigar com a peste (1Cr 21:15); de sua criação do homem(Gn 6:6), da eleição de Saul como rei (1Sm 15:11). A parábola de Jeremias a respeito do oleiro(Jr.18:8-10), é  explicada para significar que a determinação de Iahweh em punir não é irreversível; se o homem volta de seus caminhos maus, Iahweh “se arrependerá” de seu propósito de puni-lo. O Antropomorfismo não impõe em esquema fixo, e em outras passagens diz-se que Iahweh decide sem arrependimento; isso significa sua intenção de punir (Jr. 2:28) (MACKENZIE,1983)
                      
          O texto acima expressa alguns fatores relevante da conversão ser um ato de mudança,  quando o arrependimento entra na vida do homem acontece mudança. Se o homem arrepender-se dos seus pecados, eles lhe serão perdoados e lavados pelo sangue de Jesus Cristo. Através do sangue de Jesus há remissão de pecados (BIBLIA N. T.Efésios 1:7; Colossenses 1:14).
         Com efeito, foi com este propósito que Jesus Cristo, Deus manifestado em carne, veio a este mundo e morreu na cruz do Calvário. Deus lhe predestinou antes da fundação do mundo para ser o sacrifício perfeito, sem mácula, por nossos pecados (BIBLIA. N.T.1 Pedro 1:18-21).
         Deus sendo onisciente, sabendo todas as coisas, sabia que o homem cairia em pecado. Mas Ele tinha um plano para redimir o homem do pecado e Ele pôs seu plano em andamento. Tudo o que o homem precisa fazer é aproveitar a obra que Cristo realizou na cruz do Calvário.
          Regeneração - O conceito que remete à iniciação do cristão como nascimento para uma nova vida. O termo tem pouca ocorrência no Novo Testamento fora de João e 1 Pedro e não tem antecedentes no Antigo Testamento  McKENZIE (1983.p.711).
         A palavra traduzida para ‘regeneração’ acha-se somente duas vezes no N.T. (Mt 19.28) “ Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”. (BÍBLIA, N.T.,Tt 3.5)[..] ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. o primeiro texto refere-se ao novo estado de coisas, que terá a sua realidade na segunda vinda de Cristo. o outro refere-se à presente vida espiritual do crente, e é considerado como o primeiro dos meios pelos quais a misericórdia de Deus nos salva:A lavagem da regeneração e a renovação do Santo Espírito. Mas, em 1 João são esclarecido alguns pontos concernente a Regeneração:

Em primeira João, são nascidos de Deus os que praticam a justiça (2.29), que Amam ao próximo (4,7), que crêem que Jesus é o Messias (5,1).Como fruto da regeneração, aqueles que nasceram de Deus não pecam; dado que não podem pecar, porque são gerados por Deus (3,9,5,18; a regeneração oriunda de Deus eleva-se ao nível de Deus, para quem o pecado é impossível. Em virtude de sua regeneração, eles vencem o mundo(5,4), como Jesus venceu o  mundo(Jo1,33). No Evangelho de  João, nasceram de Deus os que crêem em seu nome; eles não nasceram do sangue, i.é, não se distinguem pela origem da raça humana, como judeu e gentio, nem pela carne, i. é, pela copulação humana, nem pela vontade do homem i.é, pelo desejo carnal, mas por Deus (Jo 1,13).Eles vivem a vida nova e a natureza nova de origem divina. (McKENZIE,1983.p.711)

            A regeneração e o ato de transformação do caráter humano, ou seja, é o um novo nascimento em cristo Jesus, segundo o livro Tito (3:5). O batismo é o banho de regeneração e renovação mediante o Espírito Santo.
         Para entendermos verdadeiramente o que é regeneração o texto de (1João5:1) explica que como um fruto da regeneração, então aqueles que se convertem ou nascem de Deus não podem mais viver em pecado.
Santificação - Santificação conforme a nossa pesquisa trata-se verdadeiramente no sentido mais completo na sua relação com Deus. Porque ele é santo e toda a sua santidade e de suas criaturas é espelhada na santidade dele. Todavia a santificação pode apontar para a idéia de separar ou consagrar.(Autor)
         Segundo Josadak. (2008), santidade nova maneira de viver interna e externamente. Estes passos estão na ordem de dependência entre si, pois não há arrependimento sem fé; conversão, sem arrependimento, santificação, sem conversão.
         Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a caridade, é alma da santidade (826): é  alma da santidade a qual todos são chamados. Ela dirige todos os meios de santificação, dá-lhes forma e os conduz ao fim (Catecismo.826, p.237) cruz caminho para a santidade (205): o caminho da perfeição passa pela cruz.Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual(Catecismo. 2015,p.532).Estado de santidade original e pecado (375): interpretando de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo Testamento e da tradição, a Igreja ensina que nossos primeiros País, Adão e Eva, foram constituídos em um estado “Santidade e de justiça original (Catecismo.375,p.107).
               Santidade de Cristo (459): o verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...”(BÍBLIA, Mt.11:29. “Eu sou caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim”.(BÍBLIA, João.14:6). E o Pai, no monte da transfiguração, ordena “Ouvi-o” (BÍBLIA, Mc.9:7). Pois ele é o modelo das Bem-aventuranças e a norma da Nova lei: “Amai-vos uns aos outros como eu vós amei.” (BÍBLIA, João:.15:12).
        Verdadeiramente, a santidade e um dos fatores que acompanha a vida de um cristão que verdadeiramente converte-se a uma religião. Porque o nosso Deus e Santo e verdadeiro, então aquele que se converte ele passa ser amigo de Deus.

3 - A NECESSIDADE DA CONVERSÃO E OS EFEITOS QUE ELA TRAZ PARA A VIDA
Segundo STANLEY (1984, p.3) a urgência da conversão se encontra na velocidade em que a vida se dirige para a construção ou para o caos.
O homem, deve procurar a mudar o seu caráter, porque, sem arrependimento dificilmente ele consegue seus objetivos de conversão, certamente se o homem conhecer a verdade que  encontra-se em Jesus Cristo o Filho do Homem, hoje o evangelho e pregado  na igreja  como o caminho que leva aos céus, ou nas comunidades, apesar de a igreja ser uma instituição marginalizada que não recebe recursos do Governo, mais  mesmo assim elas tratam as vidas através do ensinamento bíblico, ela recebe muitas criticas, mas não tem rivais na obra da redenção humana.

3.1 A NATUREZA DA CONVERSÃO
A natureza da conversão, segundo o nosso ponto de vista e, quando o homem aprende a perdoar aqueles que lhe ofende e arrepende-se de seus pecados e passa a ser amigo de Deus. O apostolo Tiago, explica em sua carta no Capitulo 4.4 que diz: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Para sermos amigo de Deus temos que nós arrepender-se de nossos pecados, para começarmos uma nova vida em Cristo Jesus. A Bíblia nos mostra através do Apóstolo Paulo em 2 Coríntios “5.17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Mas, para acontecer novas coisas em nossas vidas, precisamos arrepender-nos verdadeiramente e não emocionalmente.
A palavra arrependimento aparece freqüentemente em Apocalipse 2 e 3 de um modo particular. Lá, o Senhor estava lidando com as obras do passado. Ele estava chamando os homens a ter um ponto de vista diferente no que se refere às suas obras passadas. Apocalipse 2:5 diz: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. (BIBLBIA, N.T. Apocalipse 2.5). O Senhor disse isso porque eles tinham deixado o primeiro amor. Não praticavam as primeiras obras. Eles tinham de se lembrar de onde tinham caído. Isso é arrependimento. Depois disso, tinham de voltar às primeiras obras que é alguma coisa do futuro. Uma pessoa precisa se arrepender do que fez no passado. As obras no futuro são um assunto completamente diferente.
No Livro de Apocalipse no versículo 2.16 diz: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”. (BIBLIA,N.T. Apocalipse 2.16):

“O versículo de Apocalipse 2.21 diz: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição”. Ela cometeu fornicação, mas não considerou isso algo impróprio. O versículo 22 diz: “Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita”. Isso novamente nos mostra que eles tinham de se arrepender das obras passadas. Se não se arrependessem Deus iria lançá-los em grande tribulação”. ( JONES, 1984, p25)

 Stanley Jones (1984), fala da conversão como uma necessidade vida de dentro do ser. Esta necessidade não é uma imposição do exterior, mas do interior. Ela é inerente e, portanto, dela não há como fugir:
A fé cristã introduziu  neste vasto processo universal de conversão um tipo específico: a conversão cristã.Quando você consegue esse tipo de conversão, você é introduzido ao mais alto tipo de vida no céu ou na terra – o Reino de Deus. A conversão cristã é a conversão no seu sentido mais elevado. Para torná-la clara, precisamos examiná-la e excluir na mesma tudo que lhe foi acrescentado e vê-la como Jesus a apresentou. Já vimos que não podemos confundir conversão com proselitismo, o qual Jesus repudiou, pois o proselitismo é a mudança de um grupo para outro sem a necessária mudança de caráter e de vida.

Segundo a BILBIA:
A conversão não acontece através da vontade da carne, ou através de chicoteamento, sacrifício como carregar pedra, e outros objetos, ela acontece através do arrependimento através da fé que são os benefícios para a salvação.
         Jesus declarou em “mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade de homem, mas da vontade de Deus”(BIBLIA, N.T. João 1;12-12).
         Dentro deste contexto bíblico, Jesus nos mostra o novo nascimento, porque a conversão não vem da vontade do homem. Nenhum homem pode converter-se a sim mesmo, ela vem diretamente de Deus. E ele mostra o caminho á conversão através de sua palavra: “Em verdade, em verdade te digo Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (BIBLIA. N.T João 3:5). Analisando e refletindo neste texto o que significa “nascer da água” significa entra-se em comunhão exterior, a igreja, através da confissão em Jesus Cristo e através do Batismo. O “nascer do Espírito” Significa receber um ato de regeneração, ter um novo comportamento e mudança de caráter na vida pelo impacto do Espírito Santo sobre o nosso corpo. Porque alguns são “nascidos da água”, mas não são “nascidos do Espírito.

3.3 - OS FRUTOS DA CONVERSÃO
       O significado dos frutos da conversão em meu ponto de vista, e quando o homem recebe a nova natureza em Cristo Jesus, então, surge à nova natureza. Segundo o Apostolo Paulo, para surgir os frutos, o homem tem que se despir-se do velho homem e renovar a sua mente, e depois da conversão começa o revestido do novo homem, então os frutos começa aparecer na vida do homem que se converte. (Autor)
    No momento em que Cristo vem morar em nos, a nova natureza cria vida, o Espírito de Deus passa a morar dentro de nós, o nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo. Segundo Apostolo Paulo, escreve aos Gálatas:
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus  dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (BIBLIA. N.T.Romanos 8:8-11).

          Como sabemos que estamos dando frutos, a resposta está em Gálatas (5:22-25):

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vangloria, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. (BIBLIA. N.T.Gálatas 5:22-25).

   Segundo STANLEY (1984): na conversão existe três níveis, o fruto, a transformação, mudança básica, na vida de uma pessoa:
O primeiro fruto da conversão é o fruto é o fato de uma relação modificada com Deus. “ O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho” (Ap. 21.7). Ter esta relação alterada com Deus lhe dá uma relação alterada consigo próprio – com seu irmão, com a natureza, com o universo. Agora o total da realidade está atrás de você, o sustêm, o aprova, e o favorece.Você não está mais trabalhando contra o grão do universo, está trabalhando com ele. A Segunda transformação básica é a mudança de relações consigo mesmo. A terceira mudança básica é uma relação modificada com outros. (STANLEY JONE, 1984, p.54)


3.4 - A RELAÇÃO ENTRE CONVERSÃO E EDUCAÇÃO CRISTÃ
       A relação entre conversão e educação cristã é que ambas são processo que juntas possui uma metodologia e definições para transformar o caráter das pessoas, tanto no espiritual como o físico. Mas, cada uma tem os seus conceitos e objetivos, por exemplo, na educação cristã existem algumas definições:
       Para Aranha (1989,p.49): Educação cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras. Procura guiar indivíduos a todos os níveis de crescimento através de métodos do ensino em direção ao conhecimento e vivenciado plano de Deus.              
      Segundo Pazmino (1989,p.96): a educação é o processo Cristocêntrico, baseado na Bíblia e relacionado com o estudante, para comunicar a Palavra de Deus através do poder do Espírito Santo com o propósito de levar outros a Cristo e edificá-los em Cristo.
    Para Calvino (1986,p.6). A educação cristã deve se fundamentar nas Escrituras sagrada, Ele dizia que para alguém chegar a Deus, o criador, é necessário que tenha a Escritura por guia e mestra. O verdadeiro conhecimento e Deus estão na Bíblia. Isto porque, a Escritura é a única regra inerrante de fé e prática da vida da igreja.

4 MATERIAL E MÉTODOS
        A pesquisa cujos resultados ora apresentamos, teve como metodologia a revisão biográfica, onde a partir da consulta da literatura pertinente em livros, revistas, Dicionário Bíblico, Dicionário Espiritualidade, Bíblia Sagrada pudemos nos situar nossa pesquisa dentro da área de concentração, tomar ciência do que até então se produziu sobre essa temática, bem como fundamentar nosso trabalho. Também realizamos pesquisa de campo através da aplicação de questionário com trinta perguntas, respondido por pessoas que reconheceram ter passado por uma conversão religiosa.
         Todo o material coletado na pesquisa de campo passou por uma análise comparativa tendo como base de comparação a fundamentação teórica. Os resultados apresentados no próximo tópico.

5. CONSIDERAÇÕES E RESULTADOS
        A Discussão desse trabalho foi organizada em duas partes. As duas partes correspondem a elementos onde serão analisados conforme a pesquisa teórica, do estudo dos conceitos referente à conversão cristã.
        Na primeira parte procuramos determinar caminhos possíveis de articulação do conceito de conversão, isto é, busco demonstrar os modos pelos quais os aspectos principais do tema emergiram teoricamente. Através dessas discussões apresentamos nossa escolha teórica. Nesse item  consideramos alguns conceitos para o estudo da conversão religiosa  mostrando o itinerário do conceito conversão desde o universo bíblico até sua apropriação pela Educação Cristã e religiosa. Autores como William James e Jones Stanley tratam a conversão cristã como uma experiência. Obviamente, nosso enfoque não é somente mostra o que é conversão cristã, mas qual o resultado que ela traz após a experiência Religiosa Cristã, testemunhos ou argumentos dos autores consultados na pesquisa (Agostinho, Dermival Ribeiro, Jonh L. Mckenzie, Jones Stanley, James William, Johannes e Stefano Tullio). Então, através destes autores conseguimos entender do ponto de vista acadêmico conceitos como conversão ou experiência religiosa, onde são elencados em tópicos  e em  conceitos da conversão, onde são: Conhecimento, Coração, Consciência, Perdão, Regeneração e Santificação.
         Na tentativa de situar a conversão cristã como uma forma de objetividade social, ou seja, através da ação que os indivíduos imprimem para alcançar seus objetivos, é preciso, de início, discernir que conversão é uma experiência religiosa, onde o objetivo e migrar para outra religião, ou correntes filosóficas onde receberam ensino místico ou religioso.
         Em se tratando de conversão cristã, podemos dizer que a mudança para outra crença implica em abandonar ou substituir elementos que foram incorporados no passado religioso da pessoa. A mudança pode provocar no individuo a perda de um consenso ideológico da comunidade religiosa do qual este elemento fazia parte, buscando assim novos valores que possa aceitar mudanças de valores em sua vida cotidiana.
         Após, analise das entrevistas realizadas com as pessoas onde eles responderam um questionário com 30 perguntas o, que e conversão e, eles procuraram definir seu processo de conversão. Uns disseram que foi um milagre que aconteceu em sua vida, cura e transformação no seu caráter, a partir dessas informações, tomamos como base a ciência e a religião, para realizara a análise nos documentos, e verificamos se houve conversão ou se foi emoção.
       
       A partir dos dados documentais, mostraremos os testemunhos das pessoas entrevistadas que expuseram as suas experiências de conversão.
    Conversão de Santo Agostinho: Dentro deste contexto religioso temos a oportunidade de fazer uma breve alusão a este caso marcante, referente á conversão religiosa de Agostinho.
         O Livro as “confissões” de Santo Agostinho, apresentam um fenômeno sobrenatural de sua conversão. Agostinho foi educado no Cristianismo, pela vontade de sua mãe  tornar-se um sacerdote, mas ao completar désseis anos, ele foi enviado a Catargo, para terminar os seus estudos, nesse período ele abandonou a fé e dedicou-se ao estudo da retórica. Nessa ocasião  ele tinha curiosidade pela astrologia. Mais antes de completar os vinte anos teve uma concubina que lhe concedeu um filho a qual o seu nome era  Adeodato, nascido em 373. Agostinho partiu para Roma, onde procurou emprego como professor de retórica, mas não obteve êxito e recebeu um convite para lecionar em Milão, onde foi atraído pelos ensinos eloqüente do Bispo Ambrosio. Foi exatamente neste momento que tudo começou o seu processo de conversão. Agostinho acabou por separar-se daquela que lhe havia dado um filho, e esta, abandonou  com muita relutância e mágoa. No entanto, Agostinho teve plena percepção de que era incapaz de observar qualquer espécie de abstinência sexual. E como foi a sua conversão: A Sua Conversão aconteceu no ano 386, quando passava várias crises em sua vida, Agostinho estava meditando num jardim sobre a sua situação espiritual, e ouviu uma voz próxima à porta que dizia: "Tome e Leia". Agostinho abriu sua Bíblia em Romanos 13.13,14 e a leitura trouxe-lhe a luz que sua alma não conseguiu encontrar nem no maniqueísmo nem no neoplatonismo. Com sua conversão à Cristo, ele despediu sua concubina e abandonou sua profissão no Império. Sua mãe, que muito orara por sua conversão, morreu logo depois do seu batismo, realizada por Ambrósio na Páscoa de 387. Uma vez batizado, regressou um ano depois para Cartago, Norte da África, onde foi ordenado sacerdote em 391. Em Tagasta, ele supervisionou e instruiu um grupo de irmãos batizados chamados de "Servos de Deus". Cinco anos depois, foi consagrado bispo de Hipona por pedido daquela congregação, onde permaneceu até sua
morte. Daí até sua morte em 430 empenhou-se na administração episcopal, estudando e escrevendo. (AGOSTINHO, Confissões, IN-CM, Lisboa, 2001).
        Ao analisarmos este documento referente à conversão de Santo Agostinho, verificamos a sua vida, que a principio ele não era convertido, tudo indica que ele era solteiro e que tinha uma concubina o qual ele coabitou e teve um filho com ela, nome de seu filho Adeodato. Porém, depois de viajar  a Roma, encontrou-se com o Bispo Ambrosio a que foi atraído pelos seus ensinos, e separou-se de sua concubina e se batizou ao cristianismo, então a partir de sua decisão houve crises em sua vida até chegar à conversão.
    Segundo o parecer de Jones (1984) ele diz que a verdadeira conversão e quando o  convertido toma uma nova direção ou uma transformação de vida, isso aconteceu na vida do Bispo Agostinho. Então essa investigação sobre Agostinho podemos entender que houve uma verdadeira conversão, quando ele tomou a decisão após ouvir a voz quando ele meditava no jardim, que disse para ele ler (Romanos 13:13,14), onde está escrito: Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (BIBLIA, Romanos 13:13,14). Então, de acordo com analise cientifica e religiosa, a conversão de Agostinho esta correta tanto nos padrões bíblicos e científicos conforme autores que escreve sobre este assunto.
      Conversão de um Cristão Católico.
    João, homem de 28 anos, 22 anos de conversão, profissão Mecânico. Segundo a entrevista que realizamos, ele confessou ser de origem católica apostólica Romana: “Venho de uma família de religião católica, fui educado na religião católica. Freqüente assiduamente a igreja Católica desde a minha infância, sou batizado, fiz a minha primeira comunhão e também sou crismado, até hoje congrego na igreja Bom Jesus”. Perguntado sobre o motivo de sua conversão, fez referencia a um evento ocorrido com sua filha. Segundo ele: ela foi acometida de uma doença chamada pneumonia aguda, onde foi desenganada pelos médicos, onde ela estava internada na UTI do hospital Santa Júlia, de onde os médicos me comunicarão que seria preciso fazer uma operação na menina, mas, que seria preciso fazer o teste pré-operatório e eu como um  Pai cristão que tenho fé em Deus, não permitir que fizesse o exame, porque, para realizar este exame seria preciso retirar um pedaço do tecido interno de minha filha, e eu não concordei. Foi, então que eu olhe para o céu e disse: Deus “eu entrego a minha filha em tuas mãos” e eu cremos em Deus, é eu senti uma vontade de comprar um remédio na drogaria e, comprei o remédio e mediquei  a minha filha e automaticamente ela foi curada, Hoje a minha filha tem 09 anos de idade, ela faz parte do grupo de teatro de nossa igreja(JOÃO,2011).
 Ele então concluiu que:
Através da cura de minha filha, o senhor Jesus transformou o meu caráter, tornando-me uma pessoa mais humana e mais humilde, por que antes da cura dela eu era ignorante, não gostava de ler a bíblia constate, mais a partir desse milagre na minha família, houve uma transformação em minha vida é eu passei verdadeiramente a examinar a palavra de Deus, eu, e minha família vivemos felizes porque verdadeiramente temos Jesus em nossos corações. (JOÃO, 2011).
   
 Ao analisarmos a entrevista do Sr. João, comparado com os autores, pesquisados concluímos que seu testemunho demonstra que realmente passou por um processo de conversão desencadeado por uma experiência de cura divina.
    Como já vimos segundo, Jones (1984), conversão significa um novo nascimento em cristo, ou um principio de transformação, mudança de vida, atitude, comportamento humano e espiritual.O  que aconteceu com o Sr. João, não foi uma conversão enquanto mudança de Igreja, mas de vida, comparado aos conceitos de Jones, a intervenção divina (cura milagrosa da filha), marcou a vida dele que até então mesmo tendo sido batizado não se configurava vida de um convertido, porque a sua atitude não condiz com um novo nascimento. A doença da filha levou o senhor João a lembrar que existia um Deus, e que ele podia fazer o impossível acontecer na vida de sua filha. A cura da filha vivenciada como, um milagre, desencadeou sua conversão ou mudança de vida, conforme seu testemunho.
    O que, verdadeiramente ficou esclarecido nesse testemunho, e que, este homem não era um descrente e sim um cristão não convertido, o que faltava nele era exercitar e examinar a palavra de Deus. E, através da cura de sua filha ele foi transformado em alguns atos que não estava agradando a Deus. Porque, conversão e um ato de transformação, mudança de caráter e tornar-se testemunha de Jesus.
    Segundo a Bíblia (João 3:5), diz que, aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
         Conversão de um Cristão Evangélico.
    Manoel, homem de 45 anos, 08 anos de conversão, profissão Marceneiro. Segundo a entrevista que realizamos.
    Ele confessou ser de origem Evangélica Pentecostal:
Veio de uma família de religião Evangélica denominação Deus e Amor, fui educado na religião Evangélica. A minha conversão aconteceu quando eu tinha 37 anos de idade, eu era homossexual, lembro-me quando chegava a noite eu vestia-me de travestir e ficava na esquina para marcar programas com outros homens, tinha uma vida de perseguições, quando as pessoas olhavam para mim, eles logo diziam e bem  filho de macumbeiro, Pai de Santo, deve ser filho de católico ou e espírita, digo-lhe, não tenho nada contra os católicos ou espíritas, eles são pessoas com uma mente maravilhosa.Gostaria de testemunhar dizendo, que homossexualidade não é uma doença, também não é um terceiro sexo, o que eu posso afirmar que é algo muito forte e, que leva a pessoa a se apaixonar por outra do mesmo sexo, mais, eu afirmo que tem cura mediante a fé em cristo Jesus. Porque eu fui curado, hoje sou casado tenho filhos e estou servindo a Jesus na congregação que o meu pai era Pastor, homem que orou muito por mim, ele sempre me buscava na esquina, sempre me dizia, meu filho eu te amo e Jesus também lhe ama, um dia o senhor libertara você desta vida. E verdadeiramente o Senhor Jesus ouviu as vossas orações do meu Pai e me libertou do homossexualismo. Porém devemos sempre acreditar no evangelho, onde o senhor diz conheceres a verdade e a verdade voz libertara.   (JOÃO, 2011)

Outros Aspectos relevantes que destacamos em nossa pesquisa foi à ralação entre conversão e Educação Cristã:
A partir da fundamentação teórica e das analises documentais de testemunhos de conversão, estabelecemos a relação entre conversão e educação cristã.
         Esse método comparado com o documento de conversão de Agostinho tem a ver com a Educação Cristã, Nos primeiros estágios de sua vida ele não era convertido, mais, a partir de sua decisão como pessoa ele foi batizado, primeiro ato de reconhecimento público, ele começou a dar bom testemunho, depois de sua conversão ele passou a estudar nas Escolas Teológicas e galgou conhecimento cristão, ate colar grau em Teologia, onde mais tarde ele foi professor de retórica e filosofia em Roma, com o acúmulo de conhecimentos religiosos foi consagrado bispo de Hipona por pedido daquela congregação, onde permaneceu até sua morte.
No Segundo Testemunho do entrevistado o Senhor João, conforme nossa analise o que houve foi transformação do seu caráter porque ele já era membro da Igreja católica. O que estava faltando era o seu caráter ser transformado. Isso aconteceu com a doença de sua filha, que levou ele a exercitar a sua fé, e houve um resultado e sua filha foi curada.
No Terceiro Testemunho do entrevistado o Senhor Manoel, conforme nossa analise realmente ele converteu-se, ou seja, houve uma mudança de caráter e transformação em sua vida sexual e profissional, porque antes ele era travestir, depois de sua conversão ele tornou-se marceneiro, casou-se e construiu uma família e passou a congregar na igreja que seu Pai pastoreava quando era vivo.
Segundo a Bíblia (Atos 2:38; 17:30) Atos 2:38 “ E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”. Atos 17:30: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
 Porém, o texto de (Atos 2:38, e 17:30), mostra que e pelo arrependimento que alcançamos a verdadeira conversão,envolve morte ao pecado (Romanos 6). A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem que haver uma mudança de estilo de vida radical. A Bíblia usa termos como matar o velho homem e revestir-se com o novo, e descreve com minúcias as mudanças exatas que precisam ser feitas (examine Efésios 4:17-32; Colossenses 3). Maus hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. — precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento.
Todavia o Senhor Manoel verdadeiramente se converteu ao cristianismo, porque segundo a Bíblia todo homem que se arrepende de seus pecados alcança a misericórdia de Deus.

6. CONCLUSÃO
          A Conclusão desse trabalho foi muito proveitosa e apresentamos o posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho.
          Em relação aos objetivos proposto neste trabalho, ao explorar os aspectos da Educação Cristã é da conversão religiosa, onde existe a possibilidade de tal experiência influenciar na construção de valores morais e religioso.
Como conclusão, sustentamos que a conversão cristã e uma transformação de vida e de caráter, onde o homem toma conhecimentos através de estudos éticos morais e filosóficos e a partir desta decisão ele e capaz de escolher qual a religião que ele deve seguir.
O trabalho apresentado demonstrou que podem existir relações entre a Educação Cristã e a Conversão Religiosa, pois uma vez que a conversão envolve os aspectos místicos do Cristianismo no individuo, esse individuo ao ser envolvido com a religião, passa por processo de transformação e  migra para outras comunidades religiosas, onde desperta as emoções, modificando algo que poderá permitir novas experiências ao individuo.
 Portanto é relevante incentivar que sejam produzidos mais trabalhos referentes á Conversão Religiosa na área do Conhecimento Religioso.
REFERÊNCIAS

AGOSTINHO, Confissões , Lisboa, 2001

DERMIVAL, Ribeiros Rios, Grande Dicionário unificado da língua portuguesa, São Paulo: 2010.

http://www.dicionarioinformal.com.br/reza

JONH L, McKENZIE, Dicionário Bíblico, (tradução Álvaro Cunha. ET. AL.; revisão geral 

Honório Dalbosco) - São Paulo,1983

JONES, Stanley. Conversãos. São Paulo, 1984, Ed.Imprensa Metodista.

JAMES,William, As variedades da experiência religiosas, São Paulo, Editora Cultrix,1995

JOHANNES, Baptist Bauer, Dicionário Bíblico – Teológico, Ed. Loyola, São Paulo, Brasil 2000

PINHEIRO, Manoel, Entrevista Concedida em Manaus, em 28 de Fevereiro de 2014.

STEFANO; TULLO. Dicionário de Espiritualidade, São Paulo: 2005.

VIATLICIO, João, Entrevista concedida em Manaus, em 03 de Março de 2014.

Loading

Indique para Amigos

FOTOS
Ministério Apostólico Yhwh Rapha
REENCONTRO COM DEUS - REVISÃO 2012