quarta-feira, 27 de março de 2013

ESCOLA DE LIDERES 1ª MODULO 7ª LIÇÃO


  








    MÓDULO 1       A vida cristã genuína




Inspiração

































7ª Lição
        A Bíblia nos ensina quem
é o homem




“Ora, tudo provem   
De Deus, que nos   
Reconciliou consigo  
Mesmo por meio de  
Cristo, e nos deu o
Ministério da reconciliação,
A saber, que Deus
Estava em Cristo,
Reconciliado consigo
O mundo, não imputando
Aos homens as suas
Transgressões e nos
Confiou a palavra da
Reconciliação”
II Coríntios 5: 18-19
















PLANO DE AULA


LIÇÃO 07
A Bíblica nos ensina quem é o homem

Revisão da aula anterior
A Bíblia nos ensina quem ensina é o Espírito Santo

Inspiração
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da reconciliação” II Co 5: 18-19

Objetivos
- entender o plano de Deus para a criação de todas as coisas, com ênfase na criação do homem.

- Compreender que, embora tenha havido a queda do homem por meio do pecado, houve regeneração de toda a humanidade por meio do sacrifício de Cristo Jesus.

Conteúdo Programático
Conhecimento da criação de Deus / Façamos o homem / A queda do homem / Salvação do homem / Princípios Bíblicos.

Raciocínio (Principio Bíblico aplicado)
Caráter: I Pe 1: 16
Mordomia: Gn 1: 28 / I Ts. 5: 23
Governo: Gn 4: 7
Semear e Colher: Gl 6: 8 / Rm 6: 23
Soberania: Jo. 1: 12; 3: 16 / Rm 10: 9-19
Individualidade: Ez 18: 4
União: Jo 15: 1-4

Relacionar

Caráter: Deus é santo e Seu chamado para nossas vidas é que tenhamos um caráter irrepreensível semelhante a Ele. Isso nos é possível porque em Cristo fomos regenerados. Precisamos a cada dia nos manter puros, assim como Ele é puro em todo o Seu proceder.
Mordomia: Assim como Deus delegou ao homem que administrasse toda obra de sua criação, também nos colocou como mordomos de nossas vidas (I Co. 6: 19-20). Precisamos, portanto, cuidar de nosso espírito, alma e corpo de forma que permaneçam irrepreensíveis até a vinda de Cristo Jesus.

Governo: Para que possamos desenvolver a nossa salvação, precisamos exercer o princípio de Autogoverno, pois a nossa carne sempre militará contra o nosso espírito.

Semear e Colher: O homem, ao pecar, semeou a morte, porque o salário do pecado é a morte. Para que possamos ter vida eterna, precisamos semear no Espírito, porque se semeamos na carne, colheremos corrupção.

Soberania: Deus é soberano, ao estabelecer o plano de salvação: submeter-se ao Seu plano é o única maneira de sermos reconciliados com Ele.

Individualidade: Deus, ao criar o homem, dotou-o de livre arbítrio, por tanto a salvação é individual, é uma tomada de decisão.

União: Através de Jesus, foi

Avaliação / Exercício de Fixação























INTRODUÇÃO

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Este, porém, com a queda, por causa do pecado, foi descaracterizado e corrompido. Deus, na Sua infinita misericórdia e amor, planejou uma estratégia para resgatar o homem: Jesus Cristo em sacrifício de morte que estabeleceu vitória e vida. Em Cristo, por causa da cruz, somos reconciliados com Deus.

Precisamos nos conscientizar de que Deus é um Deus organizado e que administra com excelência toda Sua criação. Agora, em Cristo, nós, com Seu caráter e identidade, precisamos, como bons mordomos, zelar e cuidar de nosso espírito, alma e corpo para permanecermos nele. Isso só é possível mediante o auxilio do Espírito de Deus, pois somos seres dependentes de Sua vida e gloria.

O resgate de nossas vidas em Cristo, o cuidado que precisamos ter para velar pela salvação e a plena submissão á vontade do Pai nos assegura vida abundante na Terra e vida eterna no céu (Dt 28: 1).

1.    CONHECIMENTO DA CRIAÇÃO DE DEUS

O relato da Criação, no livro de Gênesis, revela um Deus detalhista que se preocupa em estabelecer um Universo perfeitamente controlado por Seus princípios (Gn 1: 26). Em meio a tudo isso, em Seu esmero, Ele dá ao homem um lugar especial dentre tudo o que foi criado (Sl 8: 5). Ele prepara um jardim que veio antes visando um ambiente todo especial para a chegada daquele a quem o próprio Deus chama de “coroa da criação”. O homem devia possuir a Terra, sujeitá-la e dominar as outras criaturas (Gn 1: 26,27; 2: 3).

1.1  Façamos o homem

Quando Deus diz: Façamos o homem segunda á “Nossa Imagem” (Gn 1: 26), refere-se a qualidade tais, como: razão, personalidade e intelecto, além da capacidade de relacionar-se ouvir, ver e falar, enfim, tudo aquilo que o aproximasse de Seu criador. Todas estas são características de Deus, que Ele escolheu reproduzir no homem. Deus criou o homem para ser o líder modelo, a fim de colocar em Suas mãos domínio sobre toda criação. Por isso, devemos compreender que:

- Tanto o homem quanto a mulher são uma criação especial de Deus, não um produto da evolução (Gn 1: 27 / Mt 19: 4 / Mc 10: 6)

- O homem e a mulher foram igualmente criados á “imagem” e “semelhança” de Deus. Com base nossa imagem, podiam comunicar-se com Deus e ter comunhão com Ele, provando  Seu incomparável amor, glória e santidade. Elea fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-Lhe. Eles tinham semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos. Tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão par fazer o que era certo. Viviam em comunhão pessoal com Deus, a quem obedeciam de forma moral (Gn 3: 8).

1.2  A queda do homem

A queda do homem (Gn 3) diz respeito a sua desobediência á Palavra de Deus. Por causa do pecado, o homem desconsiderou o propósito de Deus para a sua vida (Rm 10: 3), desvirtuando todos os planos que Deus lhe havia feito (Rm 1: 25). O resultado disto é encontrado na escravidão causada por esta escolha (Hb 2: 14,15 / Ef. 6: 12).

Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada (Gn 6: 5). Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo as qualidades morais com as quais originalmente foram criados (Ef 4: 22-24 / Cl 3: 10). Adão e Eva possuíram semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre arbítrio (Gn 2: 19,20; 3: 6,7; 9: 6).

Em certo sentido, a constituição natural do homem e da mulher se assemelha á imagem de Deus, que não ocorre no reino animal. Deus formou o homem de tal maneira que ele compreendesse Sua manifestação quando ela acontecesse, porém o pecado também desvirtuou isto. Mas, Deus revelou, ao longo de Sua palavra, evidencias de que haveria uma restauração. (Lc 1: 35 / Fp 2: 7 / Hb 10: 5).

1.3  Salvação do homem

O plano da salvação consiste na morte de Jesus Cristo, sendo que todos aqueles que cressem nele teriam a vida eterna (Jo 3: 16). O que, então, é a verdadeira salvação? Como é oferecida? Como pode obter? Quais os seus benefícios e bênção? Podemos encontrar resposta a estas perguntas no fato de que a verdadeira salvação é aquela oferecida pelo próprio Deus pela morte sacrificial de Seu Filho Jesus Cristo. Não há outro meio pelo qual receber vida eterna (At 4: 12)

O homem, debaixo da promessa de Cristo, deve ser considerado como imagem de Deus (Gn 5: 1 / Sl 8: 1 / I Co 11: 7 / Tg 3: 9), não por causa daquilo que o homem é em si mesmo, mas por causa daquilo que o homem em Cristo. Em Jesus, o ser humano pode agora ser visto no verdadeiro significado da aliança que Deus procurou fazer com Sua criação suprema (Gn 1: 27-30; 9: 8-17 / Ef 1: 22 / Hb 2: 6). A partir disso, fica claro que a infidelidade do homem não anula a felicidade de Deus (Rm 3: 3).

Jesus Cristo é a verdadeira imagem de Deus (Cl 1: 15 / II Co 4: 4) e, assim sendo, é o verdadeiro homem (Jo 19: 5). Ele é tanto o individuo único como representante inclusivo da raça inteira, e Sua realização e vitória significam liberdade e vida para toda a humanidade (Rm 5: 12-21). Ele cumpre a aliança mediante a qual Deus proporciona ao homem seu verdadeiro destino (vida eterna). Em Cristo, mediante a fé, o homem percebe que é transformado na imagem de Deus (II Co 3: 18) e pode esperar confiante pela plena conformidade com Sua imagem (Rm 8: 29).

CONCLUSÃO

- Deus criou o homem á Sua imagem e semelhança para viver eternamente.

- Temos a trindade do nosso Criador: Espírito, alma e corpo.

- O homem nasceu com a responsabilidade de manter comunhão permanente com o Pai




























EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1.    Meditando em Gênesis 1: 1-26, relate qual o propósito inicial de Deus ao criar o homem.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.    Segundo Gênesis 3: 8, por que o homem e a mulher se esconderam da face de Deus?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3.    Leia Gênesis 3, Hebreus 2: 14-15 e avalie o que representa a queda do homem.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.    Em que consiste o plano de salvação (Jo 3: 16)?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.    Leia Colossenses 1: 15, II Coríntios 4: 4, Romanos 5: 12-21 e diga o que representa Cristo – Homem no plano de salvação.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6.    Como a salvação é oferecida? Responda sua resposta com versículos bíblicos
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7.    Como podemos obter a salvação?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8.    Quais são os benefícios e as bênçãos obtidos pela salvação?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9.    Você apresentará o plano de salvação para alguém que não conhece a Cristo. Que versículo você usaria e como faria isso? Escreva.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

10. Aplique os Princípios Bíblicos no que você aprendeu.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................






0 comentários:

Postar um comentário

Loading

Indique para Amigos

FOTOS
Ministério Apostólico Yhwh Rapha
REENCONTRO COM DEUS - REVISÃO 2012