quarta-feira, 27 de março de 2013

ESCOLA DE LIDERES 1ª MODULO 6ª LIÇÃO



  








    MÓDULO 1       A vida cristã genuína




Inspiração

































6ª Lição
        A Bíblia nos ensina quem
é o Espírito Santo




“Mas recebereis a virtude  
Do Espírito Santo,  
Que há de vir sobre
Vós; e ser-me-eis
Testemunhas, tanto  
Em Jerusalém como
Em toda a Judéia e  
Samaria, e até aos
Confins da terra”
Atos 1: 8



















PLANO DE AULA


LIÇÃO 06
A Bíblica nos ensina quem é o Espírito Santo

Revisão da aula anterior
A Bíblia nos ensina quem ensina quem é Jesus

Inspiração
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At. 1: 8)

Objetivo
- Compreender o Espírito Santo como uma pessoa amiga, conselheira e consolidadora.
- Viver intimamente com Deus através do seu Espírito.

Conteúdo Programático
O Espírito Santo é uma pessoa / A ação do Espírito Santo: no Antigo Testamento, na vida de Jesus, na vida do crente / O Fruto do Espírito Santo / Batismo no Espírito Santo.

Raciocínio (Principio Bíblico aplicado)
Caráter: Jo 14: 15-19
Mordomia: Gl 5: 16-25
Soberania: Is 61: 1 e Jo 15: 26
Individualidade: Gl 5: 16-25
Semear e Colher: Gl 6: 7
União ou pacto: At 1: 8
Governo: Gn 5: 25

Relacionar

Caráter: Deus implantou em nós a expressão de Seu caráter ou Suas características quando nos enviou o Seu Espírito. Esta pessoa maravilhosa nos instrui a cerca de “toda verdade” (Jo 14: 17)


Mordomia: Deus nos ensina que devemos cuidar de tudo o que Ele nos deu. Sendo assim, não podemos agir de maneira diferente quando o assunto é o relacionamento com Espírito Santo. A Bíblia diz que não devemos entristecer o Espírito de Deus com o nosso comportamento pecaminoso (Ef 4: 30). Devemos ser mordomos desta dádiva e viver segundo as Suas orientações (Gl 5: 24).

Soberania: Quando falamos de soberania falamos de plena autoridade. Deus decidiu nos outorgar o Seu espírito (Jo 14: 16). Ele, dentro de Sua soberania, deu-nos este presente. Então devemos compreender que este presente não é dado a partir de algo que fizemos, mas, sim, por total vontade de Deus.

Individualidade: A Bíblia diz que, se vivemos em Espírito, devemos andar também em Espírito. Então, o relacionamento com o Espírito Santo é completamente pessoal. Ou seja, esta pessoa se revela a cada um de nós de maneira diferente (Gl 5: 16-25 / Jo 15: 26).

Semear e colher: A Bíblia e clara quando nos diz que, se semearmos na carne, teremos conseqüências muito ruins, mas quando plantamos no Espírito, termos vida eterna (Gl 6: 7)

União ou pacto: No relato de Atos, 1: 8, vemos que a promessa de poder vindo do Espírito Santo foi cumprida num ato de aliança. A expressão “vir sobre vós” representa uma aliança entre o Espírito e o homem.

Autogoverno: Quando andamos em Espírito, devemos viver segundo o padrão que Ele nos ensina. Para isso, então, precisamos conter nossa carne a fim de que o Espírito Santo tenha plena senhorio. Precisamos exercer o Autogoverno a fim de que nossa carne não nos domine.

Avaliação / Exercício de Fixação


















INTRODUÇÃO

É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn1: 2 / Sl 104: 30). Sem o Espírito Santo não haveria Bíblia (II Pe 1: 21), nem o Novo testamento (Jo 14: 26 / I Co 2: 10) e nenhum poder para proclamar o evangelho. Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo.

Em Atos, identificamos o cumprimento da promessa de Deus feita através de Jesus (Jo 14: 15-19). O Seu Espírito foi enviado até nós, para nos conservar como Seus filhos e nos estabelecer como Igreja. O Espírito de Deus se manifesta ao homem e no homem, como vimos em Pentecostes (At 2: 14-47), através de dons, poder e unção e por meio da santidade, que é a semelhança do homem com Deus – o homem cuida e zela pela sua própria alma e corpo que agora são pertencentes a Deus.

1.    O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

- Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (II Co 3: 17,18 / Hb 9: 14 / I Pe 1: 2).

- Ele é uma pessoa divina como Pai e o Filho: Ele é eterno (Hb 9: 14), onipresente (Sl 139: 7-10), onipotente (Lc 1: 35) e onisciente (I Co 2: 10-11);

- Ele tem atributos pessoais: Ele pensa (Rm 8: 27), sente (Rm 15: 30), determina (I Co 12: 11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão; é conselheiro, ensinador e ajudador (Jo 14: 26).

- Foi enviado pelo Pai para levar os crentes á intima presença e comunhão com Jesus (Jo 14: 16-18, 26); Ele se manifesta como aquele que interpreta a nossa oração junto a Deus (Rm 8: 26).

Á luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa que é, considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (Mc 1: 11), pois Ele se relaciona com o homem de maneira muito particular.

2.   A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

2.1  No Antigo Testamento

A palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, ás vezes, é traduzida por “vento” e “sopro”. Sendo assim, as referencias no AT ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (Gn 2: 7 / Ez 37: 9, 10, 14) também podem referir-se á obra do Espírito Santo.

A Bíblia descreve várias atividades do Espírito Santo no Antigo Testamento. Aqui citaremos algumas:

- Na criação, o Espírito Santo teve papel ativo: “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1: 2) preparando tudo para que a palavra criadora de Deus dessa forma ao mundo.

- O Espírito Santo também é o autor da vida. Quando Deus criou Adão, foi o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida (Gn 2: 7 / Jo 27: 3). Ele continua a dar a vida ás criaturas de Deus (Jó 33: 4 / Sl 104: 30).

- O Espírito Santo estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu povo. Era Ele, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne 9: 20). Os profetas eram inspirados pelo Espírito de Deus a declarar sua palavra ao povo (Nm 11: 29 / Is 61: 1-3 / Zc 7: 12).

- A liderança do povo de Deus no AT era fortalecido pelo Espírito Santo. Moisés, por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de Deus, que compartilhava dos próprios sentimentos de Deus; sofria, quando Ele sofria, e ficava irado contra o pecado, quando Ele se irava (Êx 32: 19).

- O Espírito Santo vinha também sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços espaciais: por exemplo, José a quem foi outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41: 38-40).

Havia ainda, uma consciência no AT de que o Espírito desejava guiar as pessoas no terreno da retidão. Davi dá testemunho disto em alguns dos seus salmos (Sl 51: 10-13; 143: 10). O povo de Deus, que seguia o seu próprio caminho ao invés de ouvir a voz de Deus, recusava-se a seguir o caminho do Espírito (Gn 16: 20).

Ao longo da história bíblica, podemos ver que o Espírito Santo agiu no antigo Testamento. Um exemplo disto está descrito em Atos 2: 16-21, quando Pedro anuncia que o Pentecostes é um cumprimento da profecia de Joel 2: 28.

2.2  Na vida de Jesus

Podemos encontrar a ação do Espírito Santo mesmo de Jesus nascer. Quando Maria recebeu a notícia de que em seu ventre seria gerado o Messias, as palavras ditas pelo anjo foram: “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do altíssimo te envolverá com a sua sombra.

Por isso o ente Santo que há de nascer será chamado filho de Deus”. Um outro momento em que vemos a ação do Espírito Santo na vida de Jesus é em seu batismo, na forma de uma pomba, conforme descrito em Marcos 1: 8.

2.3  Na vida do crente

- O espírito Santo é o agente da salvação. Nisto, Ele nos convence do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16: 7,8).

- Revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14: 16,26).

- Realiza o novo nascimento (Jo 3: 3-6).

- Faz-nos membros do corpo de Cristo (I Co 12: 13).

- Torna-nos participantes da natureza divina (I Pe 1: 4).

- O Espírito Santo é o agente da nossa santificação (Rm 8: 9 / I Co 6: 19); Ele nos purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão do pecado (Rm 8: 2-4 / Gl 5: 16-17).

- Ele testifica que somos filhos de Deus (Rm 8: 16); ajuda-nos na adoração a Deus (Rm 8: 26-27).

- Produz em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O glorificarem (Gl 5: 22,23 / I Pe 1: 2).

3.    O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

O fruto do Espírito no texto de Gálatas 5: 22-26 em oposição direta á obra da carne que nada mais é do que uma disposição contínua de andar segundo a natureza corrompida do pecado. Nesse ambiente, esse fruto é decorrência de uma vida em Cristo Jesus (Gl 2: 20). Se somos participantes dos benefícios de Sua morte e ressurreição, devemos compreender que precisamos assumir por completo a natureza e o modo de vida de Jesus plenamente expressos pelo fruto do Espírito (Hb. 3: 14, 6: 4-10).

4.     BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

4.1  O que é Batismo no Espírito Santo

A Palavra batismo tem sua origem na língua grega e literalmente quer dizer: deixar-se ser envolvido, mergulhar profundamente.

Batismo no Espírito Santo é, portanto, o pleno revestimento no caráter que lhe confere autoridade e poder da parte de Deus para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo (At 1: 8).

4.2  Quem pode ser batizado no Espírito Santo?

A Bíblia diz quem pode ser batizado. Todo aquele que:

- Nasceu de Novo (At. 2: 38-40).
- Busca e obedece a Deus (At. 5: 38).

4.3  Como obter este batismo?

- Desejar o batismo (Jo. 7: 37-38).
- Pedir a Deus em oração (Lc 11: 13).

4.4  Evidência do Batismo no Espírito

A evidência mais importante desse batismo é o falar em outras línguas (At. 2: 4 / I Co 14: 14-15). Este falar em outras línguas, tanto pode representar outros idiomas desconhecidos na terra em que alguém está sendo batizado, quando pode representar línguas de anjos. Este sinal significa basicamente:

a)    A edificação do Corpo de Cristo – a Igreja (I Co 14: 5-6, 13-17).
b)    A devoção a Deus ou edificação pessoal (I Co 14: 2, 4, 14).

CONCLUSÃO

- O Espírito Santo é uma pessoa que tem plena unidade com Deus. Ele é também conselheiro, ensinador e ajudador.

- O Espírito Santo convence, regenera e acrescenta conhecimento apurado a respeito de Deus ao homem.

- O Espírito Santo é responsável por nos entregar o poder de Deus e operar em nós o processo contínuo da santificação.









EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1.    Leia o texto de João 14: 26 e fale sobre o Espírito Santo.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.    Como era conhecido o Espírito Santo no Antigo Testamento? (Joel 2: 28)
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3.    O que representa o Espírito Santo na vida de Jesus? (Mc 1: 8)
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.    E na vida do crente? (Jo 16: 7-11)
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.    E na sua?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6.    Como podemos adquirir o fruto do Espírito Santo? (Gl 5: 22-26)
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7.    Como obtemos o batismo  no Espírito Santo?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8.    Para quê você acha que Deus dá seus dons através de Seu Espírito á Sua Igreja?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9.    Aplique os princípios.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................







0 comentários:

Postar um comentário

Loading

Indique para Amigos

FOTOS
Ministério Apostólico Yhwh Rapha
REENCONTRO COM DEUS - REVISÃO 2012