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A IGREJA EVANGÉLICA DO AVIVAMENTO DE DEUS EM MANAUS.

terça-feira, 17 de julho de 2012

A VIVÊNCIA DA FÉ EM JESUS CRISTO NAS IGREJAS PRIMITIVAS SEGUNDO O LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

A VIVÊNCIA DA FÉ EM JESUS CRISTO NAS IGREJAS PRIMITIVAS SEGUNDO O LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

JOSE OSIEL COSTA

Professor-Tutor Externo: JOÃO LOPES

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Teologia (TEO 0024) – Prática Documental

Jose Osiel Costa[1]

Resumo:

O objetivo deste estudo e apresentar a vivência da fé em Jesus Cristo nas igrejas primitivas, conforme o livro dos atos dos apóstolos. Assim, analisaremos e faremos uma investigação através da pratica documental no livro de Atos dos apóstolos e em outras obras, que fazem referencias sobre a Igreja Primitiva, que teve o seu inicio em Jesus através da pregação, curas, milagres e prodígios. No contexto de toda a narrativa bíblica, o livro de Atos conta o começo da história da Igreja que Jesus estabeleceu. Ele começa com sua ascensão e é o registro de como a grande comissão começou a ser cumprida. Vimos que quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At. 1.1-12). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram no cenáculo e todos eles perseveravam unanimemente em oração e súplicas, aguardando o consolador (E.S), o qual Jesus disse que viria sobre eles. A Multidão junta era cerca de cento e vinte pessoas incluindo os Apóstolos e também as mulheres e, Maria com seus irmãos. A igreja a qual estamos dissertando foi constituída em Jerusalém e, foi conhecida como a igreja primitiva em (30 d.C.). Ao ler (At.2. 42-47, podemos identificar os primeiros cristãos primitivos, eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Palavras-chave: Cristãos na Igreja Primitiva. Doutrina. Comunhão.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a vivência da fé em Jesus Cristo nas igrejas primitivas. A tipologia será a Prática Documental e, tendo como fonte de pesquisa o livro de Atos dos apóstolos e outras obras, que fizerem referencias sobre a Igreja Primitiva. E através da pesquisa documental responderemos as perguntas no contexto do trabalho. O que é Igreja primitiva? O que é Doutrina dos Apóstolos? O que é Comunhão? O Partir do pão e as Orações. No Contexto de toda a narrativa bíblica, o escritor Lucas faz uma narrativa do livro de Atos referente o começo da história da Igreja que Jesus estabeleceu. Ela começa com sua ascensão em (At.1.8) dizendo, Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém com em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. É o registro de como a grande comissão começou a ser cumprida é após os quarenta dias de sua ressurreição, Ele deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu. Após a sua ascensão os discípulos voltaram para Jerusalém e se recolheram ao cenáculo e todos eles perseveravam unanimemente em oração e súplicas, aguardando o consolador (E.S), o qual Jesus disse que viria sobre eles. A Multidão junta era cerca de cento e vinte pessoas incluindo Pedro e Tiago, João e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, Filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago e também as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Em (At.2.1-6), os apóstolos estavam reunidos no mesmo lugar, E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Vimos que o escritor Lucas sintetiza em (At.2.41-47), a doutrina que seria implantada na igreja primitiva, onde se iniciou com o batismo dos novos convertidos que eram quase três mil almas. Ao investigarmos o v.42. Começamos entender como era a convivência da comunidade cristã na fé em Jesus. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão e no partir do pão, e nas orações”, todavia naquela época toda alma havia temor, e muitos se maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E pela fé em Jesus, eles criam e viviam juntos, e tinham tudo em comum. Todos continuavam firmes no ensino da doutrina dos apóstolos. Eles tinham um sentimento de irmandade, caridade e fé. Na vida social, os cristãos que tinham bens, vendiam e repartiam com todos. Eles perseveravam unânimes todos os dias no templo em oração, e partiam o pão em casa, comiam juntos, ou seja, eles viviam os princípios de união, com alegria e singeleza de coração, eles eram alegres por tinha o espírito santo em suas vidas. Está Igreja foi formada pelos primeiros cristãos em áreas urbanas em (30. d.C – 313 d.C), e foram organizadas nas cidades romanas, e todos os membros desta igreja eram judeus, evidente que nos primeiro anos de sua história, as atividades da igreja tinham como limite as cidades arredores. Os lugares onde os cristãos reuniam-se para, orar e louvar ao senhor naquela época era o Cenáculo, no Monte de Sião, e o Pórtico de Salomão, no Templo. Quatro fatores principais serão analisados neste trabalho. Perseveravam na doutrina dos Apóstolos, E na Comunhão, E no partir do pão, E nas Orações.

1- COMO ERA A CONVIVENCIA NA IGREJA PRIMITIVA

1.1 O QUE É IGREJA PRIMITIVA

Definição de Igreja Primitiva (30 d.C), qual o seu significado e, o que ela significa em nossos dias atuais. ( BATISTA, 1978) define o significado de Igreja:

Igreja, tradução da palavra grega “Ekklésia”, significando assembléia. No Novo Testamento usa-se o termo das seguintes maneiras: Reunião popular comum (At. 19-32, 39, 41), Congregação dos israelitas no tempo do antigo testamento (At.7:38), Reunião dos crentes para o culto (1Cr. 11:17, 18; 14:19, 34,35), Um grupo local de crentes associados para fins de culto e de serviços de Deus (At.5:11; 8:3), O Conjunto de todos os crentes de todo o mundo (I Cor. 15:9; Gál. 1:13, Mat 16:18), No sentido mais amplo, o conjunto de todos os redimidos(Ef. 5:23, 25, 27,29; Heb. 12:22, 23) (BATISTA, 1978, p.246).

Quando buscamos o significado de Igreja, logo entendemos o quanto ela e importante para nós, quando o apóstolo Paulo diz, em ( I Co. 6.16) Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós. O tempo espiritual somos nós. (BIBLIA, N.T, I Co. 6.16)

Segundo (At. 2.5) Era uma igreja formada por Judeus, no inicio desenvolveram aos arredores de Roma, a partir de sua expansão começou a atuar em Atenas, Jerusalém, Efésio, Corinto, Roma, Alexandria, Antioquia e Tessalônica. Eram os próprios cristãos que sustentavam os apóstolos e Evangelizadores. Os missionários daquela época tinham tanta fé em Jesus, que aceitavam a própria morte e torturas físicas por amor a seu mestre.

Aonde os primeiros cristãos chegavam, mudavam, mexiam com o sistema, eram pessoas que tinha bons testemunhos, com o passar dos tempos eles começaram a ser perseguidos como consta em (At. 17,4), Eles vivia escondido, mais, em união.

1.2 E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

A Palavra doutrina, Segundo ( A Lei de Moisés Torá) é em (Dt. 32.2), um cântico de Moisés, foi escrita a expressão “gotejo” a minha doutrina. Palavra que é a tradução “leqach” cujo significado é ensino. Mesmo sendo um texto poético, onde aparece à palavra doutrina, percebe-se com clareza que Moisés considera que todos os ensinos que havia passado para o povo de Israel. Este ensino a qual Moisés fala era resultado de revelação Divina. Quando e mencionado a palavra goteje, ou seja, pouco a pouco, de forma permanente, deveria cair sobre o povo, assim como o orvalho e a chuva, cai pela manhã sobre a terra.

Gotejo a minha doutrina como a chuva, caia como o orvalho meu discurso; como o vento de chuva a grama, e como as gotas de chuva sobre a erva (TORÁ, A.T, Dt, 32.2).

Perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, (At. 2.42), A igreja crescia através da palavra. Havia um grande empenho da parte dos cristãos em conhecer os ensinamentos da palavra de Deus. Em (At.17.11) diz, pois receberam a palavra com avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. A vitalidade da igreja podia ser vista por causa da importância que dava à doutrina firmada na Palavra de Deus (1Tm. 1.3; Tt. 1.9 e 2.10).

Segundo o grande Dicionário da Língua Portuguesa (2010), sintetiza o que e doutrina: E um conjunto de princípios básicos em que se fundamenta um sistema religioso, filosófico ou político, credo, Rudimentos da fé cristã. Opinião, em assuntos científicos. Norma; ensinamento. (RIOS, 2010, p.244).

Aqueles que perseverarem no caráter piedoso e nos padrões da justiça ensinados pelos apóstolos, serão ordenados ministros para a direção das igrejas locais e a manutenção da sua vida espiritual. (Mt. 18.15) diz: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste e teu irmão. (BIBLIA, N.T.Mateus, 18.15)

O Apóstolo Paulo orienta quais são os deveres dos bispos e dos diáconos a perseverarem na doutrina (1 Tm 3.1-7);

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador,não cobiço de torpe ganância, mas moderado, não contencioso,não avarento.Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus.Não neófito,para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. .(BIBLIA, N.T.1 Timóteo, 18.15)

A Bíblia diz que Deus concedeu vários dons aos homens (Ef. 4:11-12) E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (BIBLIA. N.T. Efésio 4: 11-12).

1.3 E PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO

Comunhão tem como o conceito de Koinonia envolve as idéias de participação, comunhão, companheirismo e contribuição, incluindo, também, a partilha de bens materiais – At. 2.42. Isso posto, comunhão indica “partilhar de alguma coisa”.

A Igreja crescia na comunhão e nas orações (v.42) E perseveravam (...) na comunhão. Eles se reuniam todos os dias no templo. Todos os cristãos tinham o mesmo propósito, eles vendiam os seus bens e repartiam com os seus irmãos mais necessitados. E era um o coração e alma da multidão dos que criam (...) (At.32).

O termo comunhão originou-se do substantivo grego (KOINONIA) e também do verbo Omiléô que significa comungar com, (At. 20.11); E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até a alvorada; e assim partiu. Em (Lc. 24.14) Vimos que os discípulos de Jesus caminhava e falavam entre si de tudo aquilo que havia sucedido. O substantivo Koinonia ocorre por dezoito vezes em todo o Novo Testamento – At. 2.42; Rm. 15.26; I Co 1.9; 10.16; II Co 6.14; 8.4; 9.13; 13.13; Gl. 2.9; Fp. 1.5; 2.1; 3.10; Fl. 6; Hb. 13.16.
Em (At.2.42) E perseveravam (...) e na comunhão; pode ser Compartilhar como esta escrito em ( II Co. 8.23;), Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco: quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igreja e glória de Cristo.

A Igreja Crescia na comunhão (v.42). Conforme (At.4.32-33)Todos os crentes eram um só na mente e no coração, e ninguém pensava que aquilo que possuía era seu próprio; todo mundo estava repartindo o que tinha, havia amor uns pelos outros:

E era um o coração e alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça; (BILBIA, N.T, At.4.32-33).

Segundo o (Grande Dicionário Unificado da Língua Portuguesa, 2010) define o que e comunhão: Ato ou efeito de dar ou receber o sacramento da Eucaristia. União (de Pessoas) na crença religiosa. União no mesmo estado de espírito. (RIOS, 1978, p.187)

E de suma importância que vivemos em comunhão, Segundo a Bíblia em (Ec. 4.9-12) somos protegidos.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar; (BÍLBIA, A.T Ec. 4.9-12).

A igreja primitiva era perseverante á comunhão fraternal. Todos os irmãos abraçavam as causas com fé e unidos partilhavam entre si. Vendiam as suas propriedades e os seus bens para repartir o dinheiro entre todos, segundo a necessidade de cada um. (At.2.44-45). A perseverança na comunhão fraterna aumentava a unidade entre os membros da comunidade. A multidão dos fiéis tinha uma só alma e um só coração.

1.4 PERSEVERAVAM NA ORAÇÃO E NO PARTIR DO PÃO (V.42).

O pão na época da igreja primitiva era um alimento muito importante para as famílias, quando sintetizamos a palavra pão através da Bíblia, logo encontramos, “Pão, comumente de farinha de trigo; ás vezes de cevada (Jz. 7:13; II Reis 4:42). A mesa era preparada em amassadeiras feitas de madeira (Êx. 12:34), depois misturava-se o fermento; por fim, formavam-se pães redondo, que eram assados sobre pedras quentes, ou num forno (DICIONÁRIO BÍBLICO, 1978, p288).

Segundo (At.2.46) É, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

Isso nós mostra que os cristãos primitivos participavam do pão como alimentação de fortalecimento físico, após eles se alimentarem ficavam alegre e com os seus corações singelos.

O Apóstolo Paulo descreve em ( At.20:7) E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à mei-noite.

O Pão do céu − o Maná

O pão que o homem deve comer não é simples produto de sementes, de água e de sol. Deus é o Deus do pão. Todo o alimento do homem vem de Deus.

O pão dos Israelitas que peregrinavam pelo deserto.

É precisamente no contexto da aliança do Sinai que a Bíblia nos apresenta o maná como um pão que Deus dá ao seu povo peregrino no deserto. Ele não o abandona, antes, o alimenta com “o pão do céu”, isto é, com um pão que vem de Deus, um pão admirável. Os filhos de Israel viram e disseram uns aos outros: “Que é isto?”, pois não sabiam o que era aquilo. Disse-lhes Moisés: “Isto é o pão que o Senhor vos deu para comer.” (BÍBLIA: A.T.Ex 16,13-15).

1.5 PERSEVERAVAM NAS ORAÇÕES (V.42).

A oração é a chave da vitoria, com certeza a igreja primitiva só cresceu porque os irmãos oravam. Em (At. 1:14) Todos eles perseveravam unanimemente em oração e súplicas. (At.1:23-24) Pedro e os outro apóstolos apresentaram Justo é Matias para substituir Judas e, caiu à sorte sobre Matias, fruto de orações.

Em (At.2.1) E, cumprindo-se o dia do Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, no cenáculo orando, foi quando o espírito santo veio em forma de vento, fogo, e todos ficaram cheios do espírito santo. Através desse grande acontecimento sobrenatural de Deus, a igreja primitiva através dos escolhidos começaram a pregar o verdadeiro evangelho para os judeus que estavam habitando em Jerusalém, houve criticas e admirações. (v.40) De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.

A Igreja Primitiva viva em constante oração, em suas casas ou individualmente. As orações tinham um papel fundamental na vida da Igreja Primitiva. Isso pode ser claramente percebido pelo relado deixado por Lucas, que diversas vezes considera as orações dos primeiros cristãos.

O crescimento da igreja foi tão rápido, que houve murmuração dos gregos contra os Judeus, e então foi instituída a separação dos diáconos para servir a mesa e as viúvas, enquanto os apóstolos se preocupavam com o alimento espiritual da igreja. Mais eles não se descuidavam da oração, (At.6.4) Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

Quando Pedro e João foram levados perante o Sinédrio os outros clamaram a Deus em oração conforme (At. 4.24-30):

E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há; Que disseste pela boca da Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vâs?.Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram a uma, contra o senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos d’Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o réu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. Agora, pois, ò Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra. Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus; (BIBLIA, N.T, At.4.24-30)

Quando a igreja começou a sofrer as perseguições e, prisões as comunidade se levantavam em orações e favor dos Apóstolos, (At.12.5) Pedro, pois, era guardado na prisão: mas a igreja fazia contínua oração por ele e Deus.

Como podemos verificar biblicamente, a Igreja orava junto diante de situações positivas e negativas. Havia incessante oração por parte da Igreja. A prática do Corpo de Cristo exige a Oração. A oração foi uma a genuína expressão no coração daquele povo e reflexo de autêntica fé.

Problemas da Igreja Primitiva e Suas Soluções.

O Apóstolo Paulo exorta o povo de coríntios (1Co 3.1-9) dizendo:

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais? Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.Ora, o que planta e o que rega é um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus; (BIBLIA, N.T. 1Coríntios 1.1-9)

Analisando, o conceito da igreja de coríntios era uma igreja rica mais, porém pobre espiritualmente, existia nesta igreja quatro facções, (1 Co. 1.12) Paulo diz, Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: E sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo, era um povo confuso, porque ainda não tinham se firmado na verdadeira doutrina de Cristo a qual o Apostolo Paulo pregou para esta igreja.

Vimos através do livro de Atos dos Apóstolos, como a igreja primitiva resolvia os seus problemas de desobediência na partilha dos bens que eram vendidos para ajudar os outros necessitados, conforme (At. 5. 2-11) diz, o que aconteceu com o casal Ananias e Safira:

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas; (BÍBLIA: N.T. A.T, 5. 2-11)

Após sintetizarmos referente o ato de desobediência que aconteceram na igreja primitiva na partilha dos bens, agora comentaremos sobre a instituição dos diáconos (At.6.1-6), porque, mesmo a igreja perseguida pelas autoridades, crescia cada vez mais rapidamente. Todavia, o crescimento trouxe problema com possibilidade de sérias conseqüências. A igreja cuidava dos seus pobres, especialmente das viúvas, mas com a falta de organização, ás viúvas do grupo de língua grega foram negligenciadas pelos judeus, de língua hebraica, que eram a maioria. Os apóstolos perceberam a dificuldade e reuniram a comunidade. Explicaram que os deveres espirituais não lhes deixavam tempo para o cuidado das viúvas da igreja. E escolheram sete homens qualificados para cuidar desses aspectos. Todos foram cheios do Espírito Santo e de Sabedoria.

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos, (BÍBLIA, N.T, AT. 6.1-6)

Para finalizarmos este trabalho de pesquisa e investigação no livro de Atos dos Apóstolos e em outros livros pesquisados, não deixaríamos de comentar sobre o mártir Estevão (At 7.54-60), E, em toda a sua defesa ele foi firme em seus comentários referente à doutrina de Cristo, E cada vez que ele falava, eles se se enfureciam em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Estevão viu chegar o seu fim. Mesmo assim ele não tinha medo pelo fato de estar cheio do Espírito Santo, fiz sua oração ao senhor e foi morto (At. 7.58) E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram e ele invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; - E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito; (BÍBLIA, N.T, AT. 7.54-60)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados alcançados em nossa pesquisa e investigação em nosso artigo, tendo com base o livro de Atos dos Apóstolos, foram convincentes e ficou esclarecidos para nós, pesquisadores, como foi o crescimento da igreja primitiva e as perseguições dos Apóstolos e outros que serviam a obra do Senhor Jesus. O seu crescimento foi pautado na doutrina dos apóstolos, ou seja, no conhecimento dos ensinamentos que Jesus ordenou aos apóstolos que ensinasse ao povo de sua igreja, onde foi determinado que eles deveriam viver em comunhão, no partir do pão e nas orações. Foi através dessa obediência que as 120 pessoas obtiveram êxitos em seus objetivos ao esperar a chegada do Espírito Santo sobre o cenáculo, e naquele momento, houve sinais, prodígios, milagres e maravilhas. E toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. A igreja orava intensivamente e, Deus enviava providencia para libertar das prisões as suas testemunhas a qual ele escolheu para realizar as missões e, ensinar a palavra a todos àqueles que não conheciam. E aqueles que tinham bens e propriedade vendiam e contribuíam com seus irmãos, e viviam em união, e eram submissos ao Espírito Santo e perseverança na doutrina dos apóstolos, eles eram tão obediente a doutrina da palavra, que a igreja primitiva teve como mártires Estevão e, ele não negou a Jesus de Nazaré, e antes de morre ele orou ao Senhor. Foi através destes princípios que á igreja primitiva pregou a verdadeira verdade há todos aqueles que não conheciam, e isto ficou como um grande exemplo para nós cristãos deste século, em evangelizar, ensinar a verdadeira doutrina e, pregar o evangelho de Jesus Cristo a todos o neófitos.

Bibliografia

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira Almeida, Santo Andre – São Paulo: Editora Geográfica 2007.

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: João Ferreira Almeida. 2 ed. Barueri - SP

RIOS, Dermival Ribeiro Grande Dicionário unificado da língua portuguesa, São Paulo: DCL2010.

TORÁ, Português. A Lei de Moisés Torá.Tradução: Diesndruck Menahem Mendel.São Paulo,1978, Ed. Perspectiva.



[1] José Osiel Costa acadêmico do curso de bacharelado em teologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci

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