quinta-feira, 9 de julho de 2015

ESCOLA DE LIDERES 1ª MODULO 8ª LIÇÃO















    MÓDULO 1       A vida cristã genuína




Inspiração

































8ª Lição
            A Ceia do
              Senhor




“E tomando um pão,   
Tendo dado graças, o    
Partiu e lhes deu, dizendo:  
Isto é o meu corpo   
Oferecido por vós; fazei  
Isto em memória de mim.
Semelhantemente, depois
De cear, tomou o cálice,
Dizendo; Este é o cálice
Da nova aliança no meu
Sangue derramado em
Favor de vós”.
Lucas 22.19-20



PLANO DE AULA


LIÇÃO 08
A Ceia do Senhor

Revisão da aula anterior
A Bíblia nos Ensina quem é o homem

Inspiração
“E tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo; Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22: 19-20)

Objetivos
Compreender que a ceia do Senhor é um sinal profético que afirma uma aliança entre Deus e o homem, estabelecida através da obra redentora do Messias.

Conteúdo Programático
A Ceia de aliança / A importância do ato profético / Cuidados necessários ao participar da ceia do Senhor / Sinal profético da conquista de novos territorios

Raciocínio (Principio Bíblico aplicado)
Mordomia: I Co 11: 20-21
Caráter: I Co 11: 28-29
Soberania: I Co 11: 32
Semear e Colher: I Co 11: 26
Autogoverno: Mt 26: 21
Individualidade: I Co 11: 23
Aliança: Mt 26: 28

Relacionar

Mordomia: Quando falamos de ceia falamos de comunhão e, por que não dizer, de cuidado uns com os outros. Nesse aspecto, devemos cuidar para que a ceia reflita esse cuidado com o nosso irmão que é, igualmente, filho de Deus.

Caráter: a ceia nos remete para a realidade de que não podemos nos apresentar a Deus sem estarmos plenamente limpo. Nesse sentido, a ceia é o ato profético declara que já morremos paro o mundo e seu caráter corrupto e nascemos para Deus, assumindo as Suas caracteristicas.

Soberania: A ceia é um memorial administrado soberanamente por Jesus. Em seu sentido mais profundo, representa o completo senhorio de Cristo sobre sua Igreja.

Semear e Colher: Todas as vezes que ceamos, estamos plantando mais uma declaração profética, que, na verdade, é uma semente na direção da volta de Cristo.

Autogoverno: No ambiente da ceia, vemos o exemplo de Jesus, que na iminência de ser traído por um de Seus discípulos, não o impediu de cear com Ele, antes submeteu Sua humanidade ao controle do Espírito.

Individualidade: A ceia é uma ordenança, um ato profético, que expressa o compromisso de cada individuo no relacionamento com Deus. Ou seja, cada um de nós deve examinar-se e assim comer do pão e beber do cálice.

Aliança: A ceia por si só uma aliança que demanda um profundo compromisso entre o homem e Deus, pois ela é a expressão de uma profunda interação entre eles.

Avaliação / Exercício de Fixação

INTRODUÇÃO

Jesus, na noite que foi traído, reuniu Seus discípulos em um local estratégico para celebrar a páscoa. Em meio a esta celebração, uma revelação é feita e a ceia do Senhor é instruída. O pão e o vinho, ingredientes físicos, passam a apontar para significados espirituais de grande relevâncias. O projeto de redenção do Pai está prestes a se consumar, pois o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo estava sendo entregue á morte. Seu corpo seria partido e seu sangue seria derramado, a fim de abrir o caminho para a paz com Deus.

Hoje, todo aquele que confessa seus pecados e crê no Senhor Jesus como seu Salvador, ao celebrar a ceia do Senhor, reafirma sua condição de fé. Celebrar a ceia é afirmar que uma aliança se estabeleceu entre o pecador arrependido e Deus, que o amou de tal maneira que deu Seu filho unigênito para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3: 16).

1.    A CEIA DE ALIANÇA: UM SIGNIFICADO IMPORTANTE DO ANTIGO TESTEMENTO

Ás vezes participamos da ceia do Senhor apenas como um ritual religioso. Mas, ela não é um ritual, é uma aliança de permanência na fé e de chamada ao Reino de Deus. Em Gênesis 14: 18, Abraão recebeu a visita de melquisedeque, rei de Salém, que “trouxe pão e vinho, pois era sacerdote do Deus Altissimo”.

Como naqueles dias ainda não havia a redenção, Deus veio a Abraão para sinalizar os primeiros passos da fé. A partir daí, Abraão começou a entender que a aliança parte de Deus para o homem, porque depois da queda, o homem ficou bloqueado, não tendo mais condições de assumir, partindo dele, uma aliança com Deus.

O Senhor, então, chama Abraão para restaurar o deslize de Noé, que plantou uma vinha, que serviria para uma aliança, mas foi usada para a embriaguez  (Gn 9: 21). Vemos, com isso, que é possível que uma bênção recebida da parte de Deus, se mal administrada por nós, venha a se tornar algo venenoso e uma arma nas mãos do inimigo contra nossa vida. Quando falta a mordomia com aquilo que Deus dá, dons e talentos podem ser mal usados e tornar-se-ão maldição. Deus deu o fruto da terra a Noé, e este a utilizou de maneira incorreta embriagando-se, trazendo maldição sobre sua própria casa.

Segundo alguns historiadores, quando Abraão toma a ceia com Melquisedeque, todos os que participaram da guerra (Gn 14: 14), cerca de 318 homens, tomaram a ceia com a família do patriarca. Esse foi o sinal de aliança feita entre aquele povo, que se tornou desde aquele dia um só com Abraão.

A ceia de aliança antes do Calvário (Mt 26: 17-30) foi um sinal de que todos entrariam numa dimensão profunda de redenção e que viria um tempo novo para eles.

2.    A IMPORTÂNCIA DO ATO PROFÉTICO DO PÃO E DO VINHO

Nada na Bíblia é sem sentido. A ceia, nos costumes judaicos, sempre é precedida de uma refeição para honrar o Messias. Há uma oração em hebraico pronunciada na ceia que diz “Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Criador do Universo, que tira o pão da terra. Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo Criador do fruto da videira”. Tal oração demonstra o reconhecimento da soberania de Deus, do Deus das alianças, que nos dá os elementos necessários para que a aliança com Ele seja instituída.

Jesus diz: “Eu sou a Videira verdadeira” (Jo 15: 1) e “Eu sou o pão que desceu do céu” (Jo 6: 41). Jesus é a semente de trigo que brota e alimenta toda a Terra (Jo 12: 24). Ele diz isso porque o ato profético do pão e do vinho representa o Messias. Ele é o Pão da vida e a Videira que cura. Por isso, temos que comer e beber o pão e o vinho no Seu nome, confirmando a aliança e o mover de Deus no sobrenatural, trazendo o céu até á terra.

O Messias vem para dizer “Sim, eu estou em aliança com você”. Ele traz para o mundo o alimento físico e retrata o que está acontecendo no mundo espiritual. Assim como todos ficam saciados fisicamente pelo sinal profético da ceia do Senhor, todos vão estar saciados espiritualmente.

3.    CUIDADOS NECESSÁRIOS AO PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR

Para subirmos ao altar do Senhor e participarmos da ceia, precisamos tomar algumas posições, pois é um momento no qual lembramos a Deus a aliança que temos com Ele. Por isso, Ele chama a atenção para que nos examinemos antes de cear (I Co 11: 28), pois, se houver pendências, precisam ser resolvidas anteriormente a fim de que não morramos, não fiquemos enfermos, nem enganados e façamos tudo com diligência. Depois que fizermos esse exame, comeremos e beberemos. É diferente dos que pregam que “quem estiver em pecado não pode tomar a ceia”. A passagem de I Coríntios 11: 28 diz:” “Examine-se, pois o homem, a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice”.

Um exame é a checagem dos pecados que existem na nossa vida, para pedimos perdão e depois cearmos. Por não fazemos tal exame, alguns ficam enfermos e até morrem, afirma o Apóstolo Paulo (I Co 11: 30). Todas as vezes que se toma a ceia do Senhor, mexe-se no mundo espiritual e, para isso, precisamos estar espiritualmente bem, Examinemo-nos, pois, e comamos. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1: 9). Isso é uma forma de humilhar o diabo.

Quando um homem segura o cálice e o pão em suas mãos, o diabo se apavora, porque quando o homem se arrepende, confessa seus pecados, ao comer e beber, confirma a aliança que tem com o Messias. A chamado hoje é: examinem as suas vidas e comam.

4.    SINAL PROFÉTICO  DA CONQUISTA DE NOVOS TERRITÓRIOS

A ceia nos revigora, enche-nos do poder de Deus, toma-nos e abre o nosso entendimento. É muito mais do que comer pão e beber suco de uva. É um sinal profético que diz: saímos do Egito e entramos na terra prometia; estamos conquistando um novo território. Todas vezes que o povo de Deus participava da ceia , era tempo de conquistar território novo.

Há uma ceia citada em Apocalipse 19: 9, que Jesus ministrará para uma multidão incontável construída por todos os homens dos dias de Adão até os nossos. Ceia esta que inagurará mais uma conquista territorial. Será a ceia das Bodas do Cordeiro com os salvos, nela todas as promessas da Canaã Celestial se cumprirão confirmando o triunfo de todo aquele que perseverou na Aliança.

CONCLUSÃO

A Ceia do Senhor é um sinal profético, entre Deus e o homem, de que Ele está entre nós, bem como uma sinalização para retorno do Messias de que Ele virá buscar a Sua Igreja.


EXECÍCIO DE FIXAÇÃO

1.    Que verdade espiritual afirmamos quando celebramos a Ceia do Senhor?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.    Quem foi o sacerdote que celebrou a ceia com Abraão e seus servos?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3.    Qual a atitude de Abraão que confirmou a aliança?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.    Qual o significado do pão na Ceia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.    Qual o significado do vinho na Ceia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6.    Que cuidado devem ser observados por aqueles que participam da ceia?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7.    Marque a alternativa correta:

A)   Qual a sentença dada àquele que come e bebe da ceia indignamente?

a)    (   ) Come  e bebe para sua salvação.

b)    (   ) comer da ceia trará perdão a seus pecados.

c)    (   ) Ao beber o vinho, tornar-se-ão dignos.

d)    (   ) Come e bebe para condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

B)   A que grandioso acontecimento a ceia faz alusão?

a)    (   ) A purificação do templo.

b)    (   ) A libertação do povo hebreu do Egito.

c)    (   ) A grande ceia no céu com o Senhor.

d)    (   ) A ceia de Abraão e Melquisedeque.

8.    Responda e relacione por Princípios Bíblicos

“Examine-se o homem a si mesmo”. O que o apóstolo Paulo quis dizer com essa frase.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

0 comentários:

Postar um comentário

Loading

Indique para Amigos

FOTOS
Ministério Apostólico Yhwh Rapha
REENCONTRO COM DEUS - REVISÃO 2012